Vice-governadora Jade Romero assume interinamente o Governo do Ceará neste domingo (21)

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), assumiu interinamente o Governo do Estado neste domingo (21), após o governador Elmano de Freitas (PT) viajar para participar da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O governador integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai discursar durante o evento.

Jade já havia assumido o comando do Executivo estadual em quatro outras ocasiões, com a última tendo sido ainda este ano, em maio. Na ocasião, Elmano viajou para Amsterdã e Roterdã, em agenda que integrava a II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, pautando questões ambientais e climáticas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

ONU

O voo com Lula, Elmano e o restante da comitiva partiu de Brasília na manhã deste domingo, com previsão de chegada a Nova York às 18h45 (horário de Brasília). A Assembleia Geral da ONU ocorre entre segunda (22) e quarta-feira (24).

Na terça-feira (23), como é o protocolo, o Brasil abrirá a rodada de discursos, com Lula sendo o primeiro chefe de Estado a falar, antes do presidente norte-americano. Esse poderá ser o primeiro momento de contato direto entre Lula e Trump, presencialmente, desde que os dois assumiram a presidência do Brasil e dos Estados Unidos, respectivamente.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O discurso do presidente brasileiro deverá enfatizar temas como soberania nacional, defesa da democracia, multilateralismo e a importância do Sul Global e dos países em desenvolvimento. Lula também deve abordar a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro, e cobrar compromissos de países ricos no combate às mudanças climáticas.

A viagem acontece em um momento delicado das relações entre Brasil e EUA, marcadas pelas tensões diplomáticas decorrentes das sanções e tarifas impostas por Trump, incluindo a sobretaxa de 50% sobre produtos exportados do Brasil e restrições financeiras aplicadas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Não há previsão oficial de reunião bilateral entre Lula e Trump durante a Assembleia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Planos de Jade Romero para 2026

Ainda este ano, em entrevista concedida aos jornalistas Carlos Silva e Ronaldo César, no programa Momento Político, da Rádio Cidade 860 AM, Jade declarou que quer novamente disputar na chapa de Elmano, nas eleições de 2026, no Ceará. Na ocasião, ela ainda ressaltou que a decisão não tem como pano de fundo ambições futuras de se tornar governadora, no mandato seguinte.

“Não escondo meu desejo de permanecer na chapa ao lado do governador Elmano enquanto vice-governadora – não vislumbrando 2030, não é isso, ao contrário, é vendo realmente a sinergia, o trabalho o projeto que vem sendo desenvolvido”, disse ela. Jade ainda sublinhou a origem política dela, durante a entrevista: “eu venho de uma família humilde, não tenho parentes na política, sei que os desafios são difíceis e acredito que Deus sempre prepara o melhor para a vida de cada um de nós. E está nas mãos Dele, mas não escondo meu desejo de permanecer na chapa como vice-governadora.”

Com informações da Agência Brasil

Leia também | PEC da Blindagem e anistia: Bella Campos, Débora Bloch e outros artistas convocam para protestos no domingo