O clima do verão, estação que iniciou no Hemisfério Sul neste domingo (21/12), com temperaturas mais altas e chuva frequente, possibilita a colheita de muitas frutas, legumes e verduras.
E não é apenas uma alimentação mais leve, saudável e refrescante que a condição proporciona. Em razão da oferta, que aumenta neste período, os produtos têm os preços reduzidos e auxiliam na economia dos consumidores. Confira abaixo a lista da Globo Rural com 15 opções para economizar na nova estação:
Leia também
Frutas de dezembro: veja dez opções para economizar nas compras
Como escolher frutas? Veja mitos e verdades para não errar nas compras
O que plantar em dezembro? Veja os principais cultivos do mês
1 – Abacaxi
Abacaxi
Canva/Creative Commons
Entre as inúmeras variedades encontradas nos mercados e feiras, o pérola será o destaque do verão, afirma Thiago de Oliveira, coordenador da seção de economia da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Para saber se a fruta está no ponto certo de consumo há duas formas: a cor da casca e o som produzido ao bater levemente nela.
+ Veja como plantar abacaxi
2 – Acerola
Acerola
Canva/Creative Commons
A fruta pequena e de casca vermelha é originária da América Central, consumida in natura ou como ingrediente em sucos, geleias e sobremesas e possui elevado teor de ácido ascórbico. Em 100 gramas são encontradas até 5 mil miligramas de vitamina C, número 100 vezes superior ao da laranja e 10 vezes o da goiaba.
+ Veja como plantar acerola
3 – Alface
Alface
Canva/Creative Commons
A rainha das hortaliças é uma das opções de consumo para deixar a alimentação leve e saudável na estação mais quente do ano. De acordo com o especialista ouvido pela Globo Rural, as variedades encontradas em grande quantidade no período serão a lisa e a mimosa. Um dos benefícios da alface é a baixa quantidade de calorias: são cerca de 9 a cada 100 gramas.
+ Como plantar alface hidropônica
4 – Ameixa
Ameixa
Canva/Creative Commons
Originária da Ásia e com produção forte no Sul e Sudeste do Brasil, a ameixa é mais uma fruta de caroço colhida nos meses quentes do ano. Além do consumo in natura, que é o mais comum, é utilizada para geleias, recheios de tortas e bolos e até na fabricação de bebidas.
+ Veja como plantar ameixa
5 – Chuchu
Chuchu
Canva/Creative Commons
Na lista das hortaliças mais consumidas no Brasil, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o chuchu tem sabor suave, fácil digestão e poucas calorias. Após a colheita, pode ser conservado em saco plástico e dentro da geladeira de seis a oito dias após começar a murchar. A validade é menor em condição ambiente.
+ Veja como plantar chuchu
6 – Cereja
Cereja
Canva/Creative Commons
Você sabia que a fruta típica do Natal não possui produção comercial no Brasil? A explicação está no clima. A cereja necessita de muito frio e tempo seco para o cultivo, condições que não encontra na região Sul, considerada a mais gelada, mas também úmida. Com isso, o produto é importado, principalmente, do Chile.
+ Cereja em calda é chuchu: entenda a polêmica
7 – Escarola
Escarola
Canva/Creative Commons
Conhecida também como chicória, a hortaliça originária da Ásia é da mesma família de outras folhosas, como alface e almeirão, e possui vitaminas e minerais na composição que proporcionam benefícios ao corpo humano. Para o consumo, é importante observar o aspecto das folhas, que devem ser brilhantes, firmes e sem manchas escuras.
+ Como plantar escarola
8 – Hortelã
Hortelã
Canva/Creative Commons
Mais do que um simples tempero para ressaltar o sabor dos pratos ou refrescar sucos e outras bebidas, a planta também possui benefícios medicinais, como auxílio na digestão e combate aos enjoos e náuseas. De cultivo fácil e rápido, pode ser consumida, geralmente, cerca de 50 dias após o plantio.
+ Hortelã na garrafa pet: veja como plantar
9 – Limão Tahiti
Limão Tahiti
Canva/Creative Commons
Apesar do nome, o Tahiti não é limão, mas uma lima ácida. O cultivo da fruta usada, principalmente, no preparo da caipirinha iniciou na Califórnia, nos Estados Unidos, com sementes importadas do Taiti. Conforme a Embrapa, o copo de suco de 100 ml possui entre 20 a 40 miligramas de ácido ascórbico, a popular vitamina C.
+ Conheça os tipos de limão
10 – Manga
Manga
Canva/Creative Commons
Entre as sete variedades de manga mais consumidas no Brasil, a Palmer se destaca na produção nesta época do ano – as outras são Espada, Haden, Keitt, Kent, Rosa e Tommy Atkins. A forma mais simples de descobrir o ponto é observar a casca. Durante o processo de amadurecimento, ela fica esverdeada e roxa, passando para a coloração vermelha na sequência.
+ Conheça as variedades mais comuns de manga
11 – Pepino
Pepino
Canva/Creative Commons
É possível encontrar diversas variedades da hortaliça nas feiras pelo Brasil, mas será o japonês que estará em evidência nos próximos três meses. Ele apresenta a coloração da casca verde, é brilhante e mais fino e alongado que os demais. Leve e refrescante, pode ser utilizado em muitas preparações da culinária, como saladas, tortas e sanduíches.
+ Como plantar pepino
12 – Pêssego
Pêssego
Canva/Creative Commons
De clima temperado, a fruta tem o cultivo concentrado no Sul e Sudeste, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor, com 130,8 mil toneladas colhidas em 2023, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seguido de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. O uso na culinária inclui sucos, doces e geleias.
+ Como plantar pêssego
13 – Pimenta cambuci
Pimenta cambuci
Canva/Creative Commons
Uma das variedades de pimenta em evidência na gastronomia do Brasil, a cambuci também é chamada de chapéu-de-frade por causa do seu formato, que lembra o acessório utilizado pelos religiosos. Com sabor adocicado, pode ser consumida in natura nas saladas ou em preparações quentes, como recheios e refogados.
+ Conheça os tipos de pimenta
14 – Pimentão
Pimentão
Canva/ Creative Commons
A hortaliça do verão é encontrada em três cores: verde (imatura) e amarela ou vermelha (madura). A conservação na geladeira mantém o alimento apto para o consumo por mais de uma semana, enquanto a temperatura ambiente acelera o amadurecimento após a colheita.
+ Como plantar pimentão
15 – Repolho
Repolho roxo
Canva/Creative Commons
Com origem na Europa e Ásia, o repolho é uma das hortaliças mais antigas do mundo e é excelente opção para saladas e refogados durante a estação. Conforme a Embrapa, o alimento com folhas roxas tem mais teores de vitaminas e sais minerais que o branco e se destaca como fonte de potássio, fósforo, cobre e manganês.
+ Como fazer salada de repolho roxo com molho de maionese