Brasil tem fim do veranico e volta do frio
Após dias de veranico em boa parte do país, a previsão é que as temperaturas baixem nos próximos dias em algumas regiões. Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja, de “perigo”, para declínio de temperatura em todos os Estados do Sul e no oeste de Mato Grosso do Sul, indicando que as temperaturas devem ficar 5 °C abaixo da média da última semana.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
O que é veranico? Entenda o fenômeno que vai trazer o calor de volta
O comunicado é válido a partir das 21h de sábado (23/8) e segue até 23h59 de domingo (24/8). O sistema também avança sobre partes do Centro-Oeste, derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Cuiabá, por exemplo, deve sair de uma máxima de 37 °C no sábado, para máxima de 28 °C no domingo.
Na segunda-feira, a massa de ar frio deve passar pelo Sudeste e também chegar até o Norte, alcançando Rondônia e Acre, com temperaturas mínimas de 20 °C.
Neste sábado, os Estados do Sudeste e do Centro-Oeste seguem com baixa umidade do ar e calor.
Ainda que as temperaturas fiquem mais baixas, o tempo segue bastante seco no interior do Brasil. Não há previsão para chuvas na porção central do país pelo menos até o final da próxima semana, segundo o Inmet.
Para o produtor rural, o período de seca favorece as culturas que estão sendo colhidas, como o milho, trigo, algodão e café. No entanto, a sequência de dias sem chuva e com muito calor aumenta o risco para incêndios no campo.