
Volumes razoáveis de negócios envolvendo etanol foram registrados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nos últimos dias úteis de 2025 em algumas regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil. Ainda que muitos agentes de mercado já tivessem antecipado a comercialização visando atender a demanda de combustíveis nos dias de festividade, novas quantidades foram efetivadas no período.
No caso do anidro, os negócios se destacaram em São Paulo, tendo em vista que o volume quase triplicou na comparação semanal. O suporte segue vindo das boas vendas de gasolina C na ponta varejista. Já o etanol hidratado, no mesmo comparativo, teve um aumento de 43% nas vendas das usinas paulistas.
Para estes primeiros dias de janeiro, alguma reposição de volumes deve ser verificada, gerando um movimento de maior liquidez no mercado de combustível. Assim, os preços – que já seguem firmes há semanas – podem manter a trajetória de alta.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
O indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado está avançando há 12 semanas seguidas no Estado de São Paulo, e o do etanol anidro, há duas semanas. Entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, a cotação do hidratado fechou em R$ 2,9561/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,9% em relação à semana anterior. Para o anidro, o valor dicou em R$ 3,3688/litro, elevação de 0,59% no mesmo comparativo.






