O café brasileiro continua conquistando o mundo com sua excelência, e 2025 não foi exceção. Este ano, as competições nacionais e internacionais como o Cup of Excellence Brasil, o Coffee of the Year (SIC 2025) e o Concurso Café Qualidade Paraná revelaram algumas das melhores marcas e fazendas do país, que se destacaram pela qualidade sensorial e inovação. Confira alguns dos principais destaques do setor:
Initial plugin text
Fazenda Água Limpa
A Fazenda Água Limpa, localizada no Cerrado Mineiro, foi a grande campeã na categoria Via Úmida do Cup of Excellence Brasil 2025, com impressionantes 91,37 pontos. Seu café, da variedade Arara, chamou atenção pela complexidade de sabor e equilíbrio. Além de ser campeã, a fazenda também figurou entre os 30 melhores cafés especiais da safra de 2025, consolidando seu nome no topo das premiações.
Fazenda Rio Verde
Com um café de altíssima qualidade, a Fazenda Rio Verde se destacou no Cup of Excellence Brasil 2025 ao conquistar o 1º lugar na categoria Experimental, com a maior pontuação geral de 91,68 pontos. Este prêmio foi dado a um lote inédito de Geisha, que chamou atenção por suas notas de chocolate amargo, frutas vermelhas e um toque sutil de floral.
Fazenda Aracaçu
A Fazenda Aracaçu, localizada no Sul de Minas, brilhou no Cup of Excellence Brasil 2025, conquistando o primeiro lugar na categoria Via Seca (Natural) com o café da variedade Arara. Com 90,79 pontos, esse café foi um dos favoritos graças à doçura intensa, notas de frutas tropicais e acidez marcante.
Fazenda Boa Vista
Com um café da variedade Catucaí, a Fazenda Boa Vista conquistou o 2º lugar na categoria Via Úmida no Cup of Excellence Brasil 2025, com 90,82 pontos. Seu café promete ser um exemplo de harmonia, com notas doces e uma acidez delicada, com sofisticação e equilíbrio.
Sítio Família Protazio
O café 100% arábica produzido no Sítio Família Protazio, em Minas Gerais, foi o grande vencedor na categoria Arábica no Coffee of the Year 2025 (COY) com 90,44 pontos. O produto também ficou em segundo lugar na categoria “Café Cereja Descascado”, no Concurso de Qualidade do Café, da Emater/MG.
Fazenda Rancho Grande
Na 26º edição do Cup of Excellence Brazil, o café especial da variedade Arara, cultivado por José Carlos dos Reis, na Fazenda Rancho Grande, ficou em segundo lugar na categoria “Experimental”, que envolve cafés especiais que passaram por algum tipo de fermentação induzida, com nota 91,11 pontos.
Fazenda São Bento
Na categoria canéfora, o vencedor do Café do Ano vencedor foi a Fazenda São Bento, de Santa Tereza (ES), localizada na região das Montanhas do Espírito Santo. Produzido por Carollina Bridi Gomes, o café pontuou 88,83 na Semana Internacional do Café.