
Não é novidade que os melhores azeites do mundo estão, em sua maioria, em países com tradição milenar e clima mediterrâneo, como Espanha, Itália, Grécia, Portugal e Turquia. Mas, atravessando o Oceano Atlântico, o Brasil, na América do Sul, também vem conquistando espaço na produção de rótulos de excelência. Neste ano, em 21 competições direcionadas ao azeite de oliva extravirgem, o país garantiu 264 prêmios e 14.036,25 pontos no EVOO World Ranking, o “Oscar” do setor olivícola.
Initial plugin text
A principal marca nacional foi a Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), reconhecida como a terceira mais premiada do mundo e responsável por sete dos 10 melhores azeites brasileiros de 2025. A empresa gaúcha, com produção comercial do chamado “ouro verde” desde 2019, conquistou 113 medalhas, 67 a mais que a segunda colocada. A Globo Rural lista abaixo os azeites do Brasil mais premiados de 2025. Confira:
1 – Estância das Oliveiras Coratina
Coratina
Divulgação
Produzido no Rio Grande do Sul, o rótulo da Estância das Oliveiras foi o azeite brasileiro mais premiado de 2025, com 17 conquistas e 855 pontos somados ao longo do ano. Ele faturou o ouro no Anatolia IOOC, Athena IOOC, Carthage IOOC, EVO IOOC, Japan Olive Oil Prize e London IOOC. No concurso japonês, inclusive, ganhou o título de melhor do Brasil.
Elaborado com a variedade de azeitona coratina, apresenta sabor intenso, notas de frutas verdes no paladar e aroma de folhas de oliveira e frutas frescas. A sugestão é utilizá-lo para temperar saladas ou acompanhar pratos com carnes, peixes e vegetais.
2 – Estância das Oliveiras Signature
Signature
Divulgação
O blend com as variedades picual, koroneiki e coratina da Estância das Oliveiras também foi destaque em 2025, garantindo a segunda maior pontuação entre os azeites brasileiros: 797 pontos e 16 premiações. As principais conquistas foram: ouro no Anatolia IOOC, Athena IOOC, Carthage IOOC, China IOOC, Japan Olive Oil Prize, London IOOC, Olio Nuovo Days, Olive Japan IOOC e The Afro-Asian IOO. Em outras duas competições, Terraolivo e Olivinus, recebeu a medalha Grand Prestige Oro.
Segundo a marca, o azeite extravirgem com acidez de 0,1%, notas de ervas verdes e maçã e toque de amêndoas em boca, é indicado para harmonizar com queijos, carnes vermelhas e brancas, pães e vegetais refogados.
3 – Estância das Oliveiras Los Dos
Los Dos
Divulgação
Com 780 pontos no EVOO World Ranking e 16 prêmios, o azeite Los Dos está no pódio. Ele foi eleito o melhor do Brasil no Athena IOOC, foi finalista no ESAO 2025 e medalhista de ouro no Anatolia IOOC, Athena IOOC, Japan Olive Oil Prize, Olive Japan IOOC, London IOOC e The Afro-Asian IOOC.
Produzido com azeitonas leccino e coratina, o produto gaúcho possui notas de ervas frescas, amêndoas, tomate verde, alcachofra e banana verde e é indicado para acompanhar saladas, legumes grelhados, risotos, pães, massas, molhos e pizza.
4 – Estância das Oliveiras Picual
Picual
Divulgação
O azeite monovarietal da variedade espanhola picual apresenta notas marcantes de tomate verde, nuances frescas de ervas aromáticas e um leve toque de banana verde, detalha a Estância das Oliveiras. Outro detalhe curioso está no cultivo, que acontece sob manejo sustentável em Viamão (RS).
Eleito o quarto melhor do Brasil em 2025, com 15 premiações, o rótulo foi ouro no Anatolia IOOC, Cinve IOOC, Japan Olive Oil Prize, EVO IOOC, Olive Japan IOO e The Afro-Asian IOOC, além de prata no London IOOC e bronze no Athena IOOC.
A intensidade em boca sugere utilizá-lo com carnes vermelhas grelhadas, queijos curados, bruschettas com tomate e alho, saladas de folhas amargas e massas.
5 – Estância das Oliveiras Koroneiki
Koroneiki
Divulgação
O azeite medalhista em 15 competições durante o ano, como o Anatolia IOOC (ouro), Carthage IOOC (ouro), EVO IOOC (prata), Japan Olive Oil Prize (prata), London IOOC (ouro) e Terraolivo (Grand Prestige Oro), possui 0,2% de acidez, aroma frutado intenso e notas de ervas frescas e frutos verdes.
A Estância das Oliveiras indica o Koroneiki para acompanhar saladas amargas, carnes vermelhas assadas, peixes, risotos e pizzas. Em 2025, o rótulo somou 705 pontos no ranking mundial.
6 – Estância das Oliveiras Arbequina
Arbequina
Divulgação
Medalhista de ouro no Anatolia IOOC, Carthage IOOC, Cinve IOOC, London IOOC, Olio Nuovo Days, Olivinus IOOC e Terraolivo, além de seis pratas, o Arbequina terminou o ano como o sexto melhor azeite brasileiro. Ao todo, foram 702 pontos e 16 premiações.
O azeite da Estância das Oliveiras conquistou os jurados com o aroma frutado médio e os toques frutais de maçã e banana e herbáceos de grama cortada. Na boca, o sabor lembra banana e tomate, sendo indicado para acompanhar saladas, pães, legumes grelhados e peixes.
7 – Estância das Oliveiras Blend Exclusivo
Blend Exclusivo
Divulgação
O rótulo com as variedades arbosana, arbequina e koroneiki garantiu à marca do Rio Grande do Sul 14 premiações em 2025. Entre elas, ouro no Anatolia IOOC, Athena IOOC, EVO IOOC, Japan Olive Oil Prize, London IOOC e Olio Nuovo Days. No Olivinus, conquistou o Prestige Oro, enquanto no Terraolivo, o Grand Prestige Oro.
O blend possui aroma frutado médio e notas de amêndoas, tomates verdes e frutas tropicais e pode ser consumido com massas, queijos, carnes vermelhas, peixes e vegetais refogados.
8 – Mantikir Summit Premium Blend de Campo
Blend do campo
Mantikir
O azeite da Vinícola Essenza conquistou o ouro no London International Olive Oil Competition, um dos concursos mais prestigiados do mundo, além do título de melhor do Brasil no Evooleum, em abril, e o Grand Prestige Oro, no Terraolivo.
Ele é produzido com quatro variedades de azeitonas – arbequina, grappolo, coratina e koroneiki – e tem notas herbáceas e toques de ervas e frutas, como banana e maçã, além de tomate, amêndoa verde, baunilha e mel.
9 – Mantikir Coratina
Coratina
Mantikir
O rótulo também da Vinícola Essenza colecionou 11 prêmios em 2025. Além de ser eleito o melhor do Brasil no Terraolivo, concurso sediado em Israel, recebeu medalha de ouro no Athena IOOC, Carthage IOOC, Japan Olive Oil Prize, EVO IOOC e Olio Nuovo Days.
Ele é frutado e possui aroma de folhas, como rúcula e radicchio, frutas verdes, tomate e maçã. Ao ser consumido, proporciona em boca uma sensação pungente e marcante com sabores de folhas, ervas e frutos secos.
Para acompanhamento, a sugestão são pratos com carne vermelha, carne de caça, embutidos, defumados, condimentados, crustáceos, legumes grelhados, queijos curados e carpaccio de carne.
10 – Sabiá Blend de Terroir
Blend
Sabiá
O azeite produzido com quatro variedades de azeitonas (arbequina, arbosana, koroneiki e coratina) colhidas pelo Azeite Sabiá nas fazendas localizadas na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e na Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul, conquistou o 10º lugar no EVOO World Ranking. Entre os principais prêmios do rótulo no ano estão: ouro no Anatolia IOOC, EVO IOOC, Japan Olive Oil Prize, London IOOC, Olive Japan IOOC e Gran Prestige Oro no Olivinus e no Terraolivo.
A indicação é harmonizá-lo com massas, sopas de legumes, frutos do mar, peixes, como salmão e bacalhau, pizzas e carnes.






