
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (4/11) que a União Europeia fará uma auditoria no sistema sanitário brasileiro no primeiro semestre de 2026 para possível reabertura do mercado de pescados. As exportações para lá estão suspensas desde 2017.
Initial plugin text
“Tivemos a confirmação de auditoria por parte da União Europeia nas plantas frigoríficas de pescados brasileiros. Com isso, nos primeiros meses de 2026, nós temos a oportunidade de, imediatamente, ter o tão sonhado mercado dos pescados brasileiros para a Europa ser aberto”, disse Fávaro a jornalistas após o encerramento do segundo dia da Conferência dos Ministros da Agricultura das Américas, em um hotel em Brasília.
A previsão da equipe técnica da Pasta é que a visita da UE ocorra entre maio e junho. Apesar de o ministro ter dito que a auditoria é em planta frigoríficas, a missão é focada no sistema sanitário.
Os europeus também comunicaram o Brasil sobre a aceitação do sistema de pré-listing para exportação de ovos para a União Europeia. “Todas as agroindústrias produtoras de ovos do Brasil que cumprirem os protocolos sanitários terão a oportunidade de exportar ovos brasileiros para a Europa”, comemorou Fávaro. Há 11 dias, o bloco europeu já havia informado que aceitará o pré-listing para exportação de carnes de aves do Brasil.
Fávaro afirmou ainda que o Suriname abriu seu mercado para a exportação de carne suína do Brasil. “Na semana que vem vamos formalizar o protocolo e formalizar a abertura de mercado”, concluiu.






