
Nesta terça-feira (12/8), o ar seco vai ser o destaque em boa parte do país ao longo do dia. No Centro-Oeste, o amanhecer vai ser frio entre Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Em Campo Grande, por exemplo, a mínima vai ser de 8°C. Contudo, no decorrer do dia, o sol aparece e eleva as temperaturas. A máxima na capital sul-mato-grossense pode passar de 27 °C, fazendo os índices de umidade despencar.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Semana começa com alerta de geada no Sul do país
Em praticamente todos os Estados do Centro-Oeste os valores de umidade do ar ficam em níveis críticos durante as horas mais quentes. Entre o leste de Mato Grosso e o sul de Goiás, haverá risco para que os valores fiquem abaixo de 12%, que caracteriza emergência, com possíveis riscos para saúde e incêndios, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sul, a massa de ar polar vai continuar atuando sobre os três Estados. Ainda pela manhã, os termômetros devem registrar mínimas entre os 6 °C e 9 °C. O ar também fica bastante seco durante a tarde, abaixo de 30%, ainda que não chegue em níveis que caracterizem perigo.
Na região Sudeste, o tempo firme também deve predominar. Apenas algumas áreas de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo podem ter chuvas fracas. Nas demais regiões, o tempo segue estável e com temperaturas mais baixas.
Entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também é possível ocorrer formação de geada no sul mineiro, na região da Serra da Mantiqueira e na região serrana do Rio de Janeiro. No triângulo mineiro, a umidade pode ficar abaixo de 12%.
Na região Nordeste, há risco para chuva forte em Salvador e garoa em todo restante do litoral nordestino, enquanto o interior segue com tempo seco.
No Norte, a devem ocorrer chuvas no Amazonas, Pará e Roraima, enquanto Tocantins, Acre e Rondônia seguem com predomínio de tempo aberto e bastante calor durante o dia.