O forte calor registrado em alguns locais do Brasil durante a semana do Natal dará uma trégua. As temperaturas ficam mais amenas, e a previsão aponta para um clima marcado por temporais e aumento da umidade, de acordo com análise da Climatempo.
Segundo a empresa, com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico – responsável pela elevação das temperaturas na cidade de São Paulo, por exemplo –, as chuvas devem ganhar força e se espalhar com facilidade de Norte a Sul do Brasil.
Para a última semana do ano, a previsão é de que os temporais fiquem concentrados no Sul do Brasil. Já no Sudeste, as chuvas devem aumentar principalmente a partir do período da tarde. Para o Centro-Oeste e Norte do Brasil, a expectativa indica pancadas típicas de verão, com potencial elevado em algumas localidades.
“O enfraquecimento do bloqueio atmosférico permite uma maior organização das instabilidades. Com isso, a chuva tende a se tornar mais abrangente, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, além da manutenção dos temporais no Sul”, disse a Climatempo, em boletim.
Leia mais
Chuva irregular e calor intenso: como serão os primeiros meses de 2026
Veja a previsão do tempo para o verão
Para a empresa de meteorologia, as chuvas serão beneficiadas pelo deslocamento de uma frente fria na costa, que reforçam a chance de precipitações em locais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
“Esse aporte de umidade cria condições favoráveis para a formação de pancadas de chuva mais intensas, que podem ocorrer acompanhadas de raios e rajadas de vento”, alerta a Climatempo.
Ainda que os mapas indiquem o retorno das chuvas na maioria das regiões brasileiras, o calor ainda será destaque nos últimos dias de 2025. “As temperaturas não devem atingir os mesmos extremos observados na semana do Natal, mas a sensação de abafamento permanece elevada, especialmente nas regiões onde a umidade do ar segue alta”, destaca a Climatempo.
Por fim, a empresa lembra que o calor e a umidade mantêm elevado o risco para chuvas rápidas e intensas, especialmente no período da tarde. Esse cenário, ressalta a empresa, exige atenção para possíveis transtornos associados aos temporais.