A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou o gabarito preliminar oficial das provas da primeira fase do Vestibular 2026.1, realizado neste domingo (12).
A prova aplicada tinha 85 questões, sobre Conhecimento Gerais, englobando as disciplinas de Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Geografia e História), Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Química e Matemática) e Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Educação Física e Língua Estrangeira – o candidato escolhe entre Inglês, Espanhol ou Francês).
O exame, organizado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), reúne 44.986 candidatos que disputam 2.880 vagas em 86 cursos de licenciatura e bacharelado, nos turnos diurno e noturno.
As provas ocorreram em 71 locais de aplicação, distribuídos em 11 cidades cearenses, entre elas Fortaleza, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Itapipoca e Tauá.
O gabarito oficial pode ser encontrado no link.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Estrutura da prova
A primeira fase é composta por uma prova de Conhecimentos Gerais, com 85 questões objetivas abrangendo diversas áreas do conhecimento:
- Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
- Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática;
- Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Educação Física e uma Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Segunda fase do vestibular da Uece
Os candidatos classificados seguirão para a segunda fase do vestibular, marcada para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Nessa etapa, os concorrentes farão uma prova de Redação, valendo 60 pontos, e três provas específicas, com 60 questões ao todo (20 de cada disciplina, conforme o curso escolhido).
Calendário do vestibular
1ª fase: 12 de outubro (domingo) – prova com 85 questões de conhecimentos gerais.
2ª fase:
30 de novembro – Redação e parte 1 das provas específicas;
1º de dezembro – parte 2 das provas específicas.
O edital completo, com todas as regras e documentação exigida, pode ser acessado neste link.
Com 50 anos de história, a Uece é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão. A instituição foi destacada pelo Times Higher Education (THE) como uma das melhores universidades estaduais do Brasil e figura entre as 200 melhores do mundo no critério “Educação de Qualidade”.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou que o vestibular é “um convite para que novos estudantes façam parte da comunidade acadêmica e construam conosco os próximos 50 anos desse importante patrimônio do povo cearense”.
Comunidades costeiras
No último mês, a Uece se tornou a primeira universidade do Brasil a oferecer um curso de graduação voltado exclusivamente para povos e comunidades costeiras tradicionais. A unidade de ensino está iniciando o Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário, para povos do litoral cearense, das unidades de conservação federais e de outras comunidades tradicionais. A aula inaugural do curso aconteceu no último dia 26 de setembro, em evento aberto ao público no Auditório Central do campus Itaperi.
O novo curso de graduação será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), pela Uece, por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos e Comunidades Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM) e apoio da Rede Cearense de Turismo Comunitário e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Leia também | Caranguejo-uçá de Fortaleza é destacado como fonte rica em minerais, aponta estudo da Uece