TV 3.0: Lula assina nesta quarta-feira (27) decreto que inaugura nova era da radiodifusão no Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assina nesta quarta-feira (27), em Brasília, o decreto que oficializa a TV 3.0, um passo decisivo para o futuro da radiodifusão brasileira.

A TV 3.0 é a evolução da televisão digital, que já havia revolucionado o setor ao substituir o sinal analógico pelo digital em meados da década passada. Essa nova fase traz avanços, como a utilização de tecnologias híbridas que combinam a transmissão via sinal terrestre com o uso da internet. Isso permite, entre outras novidades, serviços interativos, conteúdos sob demanda e uma experiência mais personalizada para o espectador.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Especialistas do setor audiovisual veem na TV 3.0 uma oportunidade para a modernização do mercado de radiodifusão. Entre os benefícios previstos estão a maior qualidade de imagem e som, a capacidade de oferecer interatividade por meio de aplicativos e recursos integrados, além da possibilidade de inserir conteúdos regionais e alternativos com mais facilidade. Para as emissoras, isso significa uma nova dinâmica, com possibilidades de inovação nas formas de produção e distribuição de conteúdo.

Para os consumidores, a principal novidade será a necessidade de adquirir set-top boxes ou televisores compatíveis com a tecnologia TV 3.0. No entanto, o governo também planeja lançar programas de incentivo e subsídios para que a população de baixa renda tenha acesso aos novos equipamentos, evitando assim a exclusão digital e as desigualdades no acesso à comunicação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

TV Cidade pioneira na TV 3.0

A TV Cidade saiu na frente e se tornou a primeira emissora do Ceará a adotar os recursos da TV 3.0, um novo padrão de transmissão que une a força da TV aberta à interatividade da internet. A tecnologia promete transformar a forma como o público consome conteúdo na televisão, permitindo que o telespectador interaja com a programação, responda a enquetes, acesse serviços, veja anúncios personalizados e até realize compras — tudo direto da sua Smart TV conectada.

A novidade já está sendo testada através da plataforma Zedia, usada pela emissora para simular experiências interativas. “A TV Cidade vem fazendo um movimento muito robusto nos últimos meses, principalmente na interatividade das TVs smarts conectadas à internet”, explica Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo Cidade. “Estamos experimentando modelos que permitem endereçar enquetes, personalizar publicidades por regiões e até bairros de Fortaleza. Isso é só o começo do que está por vir com a TV 3.0”, complementa.

Segundo o superintendente regional da Anatel, Gilberto Studart, a TV 3.0 entra em operação oficial durante a Copa do Mundo de 2026, mas a preparação já começou. “Essa é uma evolução natural da TV aberta, que completa 75 anos no Brasil. A TV 3.0 vai manter o caráter gratuito e universal da televisão, mas com uma nova cara: imagem 4K e até 8K, som de cinema, interatividade e personalização. É a TV tradicional se reinventando para o futuro”, conclui.

Leia também | Prefeitura estuda demolir Ponte Velha na Praia de Iracema e moradores discordam

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<