Três homens foram presos em flagrante durante mais uma fase da Operação Celare, deflagrada nesta sexta-feira (18) em Fortaleza. As prisões aconteceram em ações distintas nos bairros Planalto Ayrton Senna e Jardim Cearense. A operação tem como foco o combate a furtos de fios elétricos e hidrômetros.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No bairro Jardim Cearense, agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), em parceria com técnicos da Enel, identificaram uma residência com ligação clandestina de energia. O dono do imóvel, um homem de 41 anos, foi conduzido ao 16º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por furto de energia.
Já no Planalto Ayrton Senna, policiais do 21º Batalhão da Polícia Militar flagraram dois homens enquanto desencapavam fios de cobre. A dupla vestia uniformes de uma empresa de internet, mas os policiais constataram que eles não eram funcionários. Os suspeitos, de 33 e 47 anos, estavam com cerca de 300 metros de fio e uma bobina. O homem de 47 anos possui extensa ficha criminal, com passagens por diversos crimes, como receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ambos foram encaminhados ao 8º Distrito Policial, onde também foram autuados em flagrante por furto qualificado. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia, e os três suspeitos ficaram à disposição da Justiça.
Balanço da Operação Celare
Desde o início da operação, em 25 de maio, já foram emitidas 135 notificações — 91 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e 44 pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Também foram registrados 55 autos de infração e seis advertências. A Cagece contabilizou quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Além das prisões, a Polícia Civil instaurou nove inquéritos por furto de energia e nove por receptação qualificada. Também foram abertos quatro boletins de ocorrência por receptação e um TCO por possível crime ambiental. As investigações continuam.
A Operação Celare é coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, e reúne forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, GMF, Agefis, Cagece, Sesec, Enel e operadoras de telefonia como Claro e Vivo.
Leia também | Fortaleza recebe voo com 26 deportados dos EUA; cearense está entre os passageiros