Um touro da raça Brahman acaba de atingir a maior medida relacionada ao rendimento de cortes nobres de carne – a Área de Olho de Lombo (AOL) – já registrada no Brasil, entre animais de até 36 meses de idade. O índice de AOL está relacionado ao tamanho do contrafilé, ou seja, quanto maior, mais carne e rendimento de carcaça o animal é capaz de produzir.
Initial plugin text
Segundo a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), o reprodutor Mr SEC Kimme130 apresentou a mensuração de 173,04 centímetros quadrados de AOL, e passou a ser o detentor do maior índice entre os mais de 2 milhões de animais de várias raças bovinas já avaliadas no Brasil pelo software norte-americano Beef Image Analysis (BIA).
A tecnologia é utilizada para analisar por imagem a quantidade e qualidade de carcaça dos bovinos vivos, com exame de ultrassonografia.
Até então, o maior índice de AOL registrado no país era de um touro zebuíno que atingiu 171 centímetros quadrados, de acordo com dados da empresa DGT Brasil.
Para o presidente do Conselho Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Fernando Pereira, trata-se de um feito inédito não só para a raça, mas para o zebu brasileiro como um todo.
“Isso confirma o alto potencial genético da raça não só para ganho de peso, mas principalmente na produção de carne de qualidade, com excelente conformação e acabamento de carcaça precoce, além de alto marmoreio”, afirma o executivo em nota.
“Pela forma como vem sendo selecionada nesses 30 anos de criação no Brasil, a raça Brahman, que é a zebuína mais utilizada no mundo para produção de carne, traz vantagens competitivas em relação à carcaça e ao volume de carne”, acrescenta.
Com 36 meses de idade, Mr SEC Kimme também teve um alto índice de marmoreio (5,69%), que é a gordura entremeada responsável pelo sabor e suculência da carne, e de Espessura de Gordura Subcutânea (13,33 mm), responsável pela precocidade sexual nas fêmeas e de terminação nos machos, proteção da carcaça e maciez.
“Para o consumidor, a identificação de um touro com essas características representa que mais carne macia e saborosa estará disponível em breve no mercado, à medida que essa genética for utilizada em cruzamentos pelo país”, diz o representante da ACBB, citando o índice de AOL.
Desta forma, ele entra para a história da pecuária brasileira como o primeiro animal a receber o selo “All Profit”, do Índice US Beef.
“Só recebe este selo o bovino que, na avaliação de ultrassonografia, for positivo para todas as características de carcaça em relação aos valores de referência, somando no total mais de 30 pontos percentuais”, explica Matheus Zacarias, diretor da empresa Selection Beef, que realizou a avaliação.
De onde vem
O novo líder do ranking de avaliação de carcaça e qualidade de carne nasceu na Estância Santa Clara, localizada em Descalvado (SP).
Mr Kimme é filho de pais que já demonstraram em suas avaliações de ultrassonografia serem bons de rendimento de carcaça e marmoreio: o touro americano JDH Mr Echo Manso 237/1 e da matriz brasileira Ms SEC PO 54, que pertence ao plantel da Santa Clara.
Luiz Carlos Vianna, proprietário do touro recordista, é criador de Brahman há oito anos e optou pela raça justamente pelo seu temperamento dócil e pelo potencial da raça para produzir carne de qualidade.
Nas exposições, a Santa Clara também vem conquistando premiações. Quando tinha apenas 11 meses, Mr Kimme sagrou-se Reservado Grande Campeão da Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) 2023.
Em 2024, a fazenda consagrou-se como Melhor Criador e Melhor Expositor da ExpoZebu, principal exposição de raças zebuínas do mundo.
“Nosso foco é produzir animais dóceis, funcionais e produtivos com excelente racial e de alto rendimento. Esta conquista inédita confirma que os investimentos feitos pela Santa Clara estão contribuindo para colocar a raça Brahman no Brasil, no patamar mais alto da pecuária mundial”, conclui o criador.