
Sistema de alta pressão no oceano é responsável por derrubar as temperaturas no Sul e no Sudeste do país A terça-feira (21) será gelada no Sul e no Sudeste do país. Conforme aponta a previsão da Climatempo, as regiões seguem sob influência de um sistema de alta pressão no oceano, que mantém os ventos frios sobre o continente, inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo firme e as temperaturas baixas.
Leia mais
Veja quantos graus fará na sua cidade
Outono é frio ou calor? Veja a previsão do tempo para a nova estação
As temperaturas vão cair na serra catarinense, onde há previsão de geadas. As mínimas devem ficar entre 3°C e 5°C. Entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, as temperaturas mais baixas devem ocorrer na Serra da Mantiqueira, com registros abaixo de 10°C.
Já nas regiões Norte e Nordeste, o cenário é diferente. A combinação entre o avanço de uma frente fria pelo oceano e a circulação de ventos em médios níveis da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas. A terça-feira será abafada, com máximas entre 26°C e 27°C, e há previsão de pancadas de chuva à tarde.
Salvador será uma das áreas mais afetadas, com previsão de temporais e acumulados de chuva que podem ultrapassar os 50 a 60 milímetros, o que eleva o risco de alagamentos, deslizamentos e enchentes. Também há previsão de chuva intensa no extremo norte do Espírito Santo e em algumas áreas de Porto Seguro.
Saiba-mais taboola
No Norte do país, a previsão indica tempo abafado com pancadas de chuva isoladas em estados como Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima. Essas chuvas devem ocorrer principalmente à tarde, mas sem expectativa de temporais generalizados.
As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo terão uma terça-feira de tempo estável e temperaturas mais baixas. Em São Paulo, o dia começa frio, esquenta à tarde com máxima em torno dos 25°C a 26°C, e não há previsão de chuva. No entanto, a partir de quinta-feira, a chuva volta a ganhar força na capital paulista, com acumulados mais elevados entre quinta e sexta-feira.
Outras capitais também registram temperaturas elevadas nesta terça: Belo Horizonte deve chegar aos 29°C, Campo Grande a 26°C, Salvador a 32°C, Cuiabá a 31°C, e Goiânia, Rio Branco, Manaus e Natal também enfrentam calor intenso.