O tempo vira no Sudeste do país nesta terça-feira (7/10). Após dias de calor intenso, a passagem de uma frente fria provocará chuvas e queda acentuada nas temperaturas em São Paulo, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações mais volumosas são esperadas no extremo sul e litoral paulista.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Chuva e frio voltam a atingir o Sul nesta semana
As máximas na capital não devem ultrapassar 22°C nos próximos dias. Já em outras partes do Sudeste, como em Minas Gerais e no litoral do Espírito Santo, o calor e o tempo seco persistem, com nuvens e chance de pancadas isoladas à tarde, especialmente na faixa litorânea.
No Sul, o Rio Grande do Sul tem chuvas e até temporais localizados, além de ventos moderados a fortes em pontos do Estado. Em Santa Catarina e no Paraná a cobertura de nuvens aumenta e há chuva rápida em diversas áreas, especialmente no oeste catarinense e no centro-sul paranaense.
Já no Centro-Oeste, enquanto Goiás e o Distrito Federal continuam com tempo quente e seco, o norte de Mato Grosso e todo Mato Grosso do Sul ficam em alerta para chuvas e risco de temporais. As temperaturas também caem nessa área, ainda que as máximas sigam próximas a 30°C.
No Nordeste, a circulação marítima mantém pancadas no litoral, concentradas entre a Bahia e Alagoas. O interior continua quente e seco, com umidade baixa em muitas áreas do sertão.
No Norte, espera-se chuva irregular: Amazonas e Roraima podem ter pancadas e risco pontual de temporais. Já o Amapá e Tocantins seguem com tempo mais aberto e temperaturas próximas a 40°C.