O mês começou com climas bem distintos pelo Brasil. No Sul e nas extremidades do Norte e Nordeste, as chuvas estão intensas. Já nas regiões mais centrais, o tempo segue seco e com as temperaturas cada vez mais altas, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Quando começa a primavera em 2025?
Previsão do tempo: Sudeste tem frio e chuva
Para esse final de semana, uma frente fria do começo da semana segue causando chuvas fortes no Sul. Os acumulados ficarão mais elevados no Rio Grande do Sul, onde as precipitações na primeira quinzena do mês podem passar de 250 milímetros.
O primeiro final de semana de setembro será marcado por mudanças no tempo em diversas áreas da região Sudeste do Brasil. Essa mesma frente fria, que avança pela região Sul, alcançou o Sudeste já nesta sexta-feira (5/9), levando chuva e provocando queda nas temperaturas.
A influência da frente fria deve ser limitada, principalmente, ao leste de São Paulo, onde devem acontecer chuvas e a temperatura cai, com mínima de 17ºC na capital paulista. Já o interior paulista segue com tempo muito seco e bastante calor. Os termômetros podem atingir 37 °C no norte do Estado durante o final de semana.
Também chove em regiões do sul mineiro e litoral fluminense e capixaba. As temperaturas, no entanto, devem baixar apenas na porção sul do Rio de Janeiro.
Saiba-mais taboola
No Centro-Oeste, os dias seguem secos em boa parte da região, com exceção do sul de Mato Grosso do Sul, que também pode receber frio. Em Campo Grande, as mínimas devem ficar em torno de 15 °C. Já no restante da região o calor predomina. Em Goiânia, por exemplo, as temperaturas podem chegar aos 35 °C no domingo (7/9).
O Nordeste, que vem recebendo chuvas na região litorânea desde o mês passado, segue com o mesmo padrão, enquanto o sertão fica com muito calor e tempo seco.
No Norte, as chuvas com mais intensidade ficam restritas ao Amazonas, Amapá, Roraima e Pará, ainda que os acumulados não passem de 50 milímetros.