O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (9), por meio da rede social X (antigo Twitter).

Além da redação, os candidatos realizam neste primeiro dia de prova as questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. O exame começou às 13h30 e segue até 19h (horário de Brasília).

Estrutura da redação

A prova de redação do Enem exige que o participante produza um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema apresentada e dos textos motivadores fornecidos. O tema, como ocorre tradicionalmente, aborda questões sociais, culturais, políticas ou científicas.

Os candidatos devem defender um ponto de vista sobre o tema proposto, utilizando argumentos consistentes e bem estruturados, além de apresentar uma proposta de intervenção social — uma solução possível para o problema discutido. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos; textos que contenham incitação à violência, preconceito ou discriminação receberão nota zero.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Correção e critérios de avaliação

As redações são avaliadas por dois corretores independentes, graduados em Letras ou Linguística, que não têm acesso à nota um do outro. Cada avaliador atribui uma pontuação de 0 a 200 pontos em cinco competências:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta e desenvolvimento do tema;
  • Capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações;
  • Organização das ideias e construção argumentativa;
  • Elaboração de proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.

A nota final da redação é a média aritmética entre as notas totais dos dois avaliadores, podendo chegar a 1.000 pontos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Casos que levam à nota zero

De acordo com o edital, o participante pode receber nota zero se:

  • Fugir ao tema proposto;
  • Deixar a folha de redação em branco;
  • Escrever texto com até sete linhas manuscritas;
  • Redigir em língua estrangeira;
  • Inserir nome, assinatura, desenhos ou qualquer forma de identificação;
  • Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Demonstrar desrespeito à seriedade do exame, com palavrões ou conteúdo inapropriado.

O Enem 2025 segue no próximo domingo (16), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados individuais serão divulgados no primeiro trimestre de 2026, e poderão ser usados para ingresso em universidades públicas e privadas de todo o país.

Tema da Redação do Enem 2025

O Enem é porta de acesso da universidade para jovens do País inteiro. Neste domingo, estudantes responderão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação. No próximo domingo, 16, responderão outras 90 questões, desta vez de Matemática e Ciências da Natureza.

A seguir, confira os horários de abertura e fechamento dos portões e as regras que você deve saber antes de fazer a prova.

Horários

Nos dois dias de prova, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília – após esse período, nenhuma entrada será permitida. A prova começa às 13h30.

Neste domingo, 9, os estudantes terão até às 19h para concluir a prova objetiva e a redação; no próximo domingo, 16, até às 18h30 para as questões do dia.

Candidatos poderão deixar as salas de prova a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões; é permitido sair com o caderno apenas faltando 30 minutos para o final da prova – ou seja, a partir das 18h30 no primeiro domingo e das 18h no segundo.

Documentos necessários

Para fazer a prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto – como RG, CIN ou CNH – que pode ser físico ou digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.

Recomenda-se levar o cartão de confirmação de inscrição impresso, porque o documento contém informações importantes, como local, sala de prova e número de inscrição, mas sua apresentação não é obrigatória.

O que é permitido

Só serão permitidas caneta esferográficas pretas, com corpo transparente.

Lanches e água também podem ser levados, mas serão vistoriados pelo responsável pela sala de prova.

O que é proibido

Entre os itens proibidos durante a aplicação do Enem estão celulares, calculadoras, tablets, relógios inteligentes, fones de ouvido e quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

Materiais escolares que não sejam caneta esferográfica preta em material transparente são proibidos – ou seja, não é permitido usar lápis, lapiseira, borracha, entre outros itens semelhantes

Também é proibido usar óculos escuros, relógios (ainda que analógicos) e qualquer tipo de chapéu ou gorro durante a prova. Nenhum tipo de material de consulta é permitido.

Leia também | Enem 2025: saiba tudo sobre o primeiro dia de provas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<