
A gaúcha Stara fechou uma parceria com a Starlink, da SpaceX, para equipar suas máquinas agrícolas com internet de alta velocidade, via satélite, desde a fábrica. A partir do primeiro semestre de 2026, os autopropelidos da empresa terão a opção de serem equipados com kits Starlink, diretamente de fábrica.
Initial plugin text
A empresa é a primeira fabricante nacional de máquinas agrícolas que oferecerá essa conexão. Multinacionais como a CNH – dona das marcas Case e New Holland – e a John Deere já têm o serviço.
O diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, ressalta, em nota, a importância da iniciativa. “Essa inovação representa um avanço decisivo em nossa história. Para termos uma ideia de sua relevância, podemos compará-la ao surgimento da internet urbana, há cerca de 25 anos, um acontecimento que alavancou a evolução tecnológica e trouxe benefícios inimagináveis na época”, diz. A Stara completa 65 anos em 2025.
Segundo ele, a Starlink otimizará o acesso e o uso das informações que as máquinas já geram, potencializando serviços como o Conecta, a Telemetria, o Syncro e o Monitoramento de Máquinas. “Depois, gradualmente, vai permitir a transformação das máquinas, impulsionando novas ideias, ferramentas e benefícios.”