Siará Tech Summit e Feira do Empreendedor impulsionam novos negócios no Ceará

Com expectativa de reunir cerca de 30 mil pessoas, a Feira do Empreendedor e o Ceará Tech Summit, que acontecem entre os dias 8 e 10 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, prometem movimentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado. Os eventos, promovidos pelo Sebrae Ceará, têm como foco principal estimular novos negócios, fortalecer empresas já consolidadas e conectar empreendedores ao mercado nacional e internacional.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Empresários como Pedro Fernandes, que iniciou sua trajetória como estagiário no Sebrae, são exemplos de como o apoio institucional pode transformar a realidade de pequenos negócios. “Consegui concluir um estágio de dois anos, que é o tempo máximo. Foi um momento de bastante aprendizado. Muita troca, conheci muita gente bacana, aquilo levo até hoje, inclusive”, lembra Pedro. Hoje, ele está à frente da empresa familiar no setor gráfico e têxtil e continua utilizando os serviços do Sebrae de outra forma: como cliente.

“Desde o começo desse ano, a gente teve a oportunidade de ter umas três a quatro consultorias do Sebrae. Fizemos a questão de layout. Antes era totalmente diferente, essa parte desse primeiro galpão era lá atrás. A empresa foi toda revirada com a ajuda do SEBRAE, em parceria com o pessoal do SENAI”, conta o empreendedor. Entre as melhorias implantadas estão o programa 5S, PCMSO, PGR, LTCAT, Laudos de Insalubridade e, atualmente, a digestão de processos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com Rebeca Alcântara, analista do Sebrae/CE, a Feira do Empreendedor é uma grande vitrine das soluções oferecidas para o micro e pequeno empresário. “O objetivo dela é que a gente possa colocar em um único espaço os produtos e os serviços do Sebrae que são direcionados para o micro e pequeno empresário. Então, nesse espaço ele vai poder se conectar com as diversas atividades que a gente faz, com palestras, com rodadas de negócios, com consultorias”, afirma.

Além de estimular o empreendedorismo, os eventos também buscam conscientizar sobre a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira. Segundo o último Atlas do Sebrae, quase metade da população depende da renda gerada por micro e pequenas empresas. Por isso, fortalecer esse setor é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“O Brasil é um país movido pelos pequenos negócios”, reforça Rebeca. E para os visitantes, a experiência promete ser completa: “Vão conhecer de uma forma bem lúdica, bem divertida, bem leve, bem tranquila, esse espaço que foi preparado com muito carinho, com muito cuidado, com muita atenção para os nossos empreendedores do estado do Ceará”, conclui.

Leia também | O que se sabe até agora sobre intoxicação de metanol

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<