O fechamento parcial do governo federal dos EUA (shutdown) interrompeu a maioria, mas não todos, os dados reportados pelas diversas divisões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O relatório de export sales, que indica as negociações de grãos e carnes entre os EUA e outros países, não saiu.
Leia também
USDA supreende e eleva previsão para safra de soja nos EUA em 2025/26
USDA anuncia reestruturação com corte de 15 mil funcionários
A maioria das páginas do USDA hoje incluía avisos de que nenhuma atualização seria feita durante o período de interrupção do financiamento, incluindo o site que hospeda o relatório Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial (Wasde), do USDA, que está sendo monitorado de perto e deve ser lançado em 9 de outubro.

Segundo a Argus, que fez um compilado do disponível, as atualizações de dados estavam abertas hoje no Serviço de Comercialização Agrícola, que distribui alguns dos dados de preços, inventário de gado e processamento animal do USDA. Mas o Sistema de Informações Econômicas, Estatísticas e de Mercado (Esmis), que fornece relatórios sobre esmagamento de oleaginosas, uso de milho, preços do leite e outros dados, não.
O site do Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (Nass) — o principal braço de coleta de dados de pesquisas do USDA — foi uma das páginas que indicou que atualizações serão feitas periodicamente durante o fechamento “… para funções críticas”.
“As atualizações de dados atuais esperadas para hoje, como o esmagamento de oleaginosas e o uso do milho para a produção de etanol, ainda não foram feitas”, lembra a consultoria.