A sexta-feira (20/2) será de virada de tempo na maioria do país, com alerta em todas as regiões, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Sudeste, a chegada de uma frente fria aumenta as condições para temporais na região.
O Estado de São Paulo terá tempo parcialmente nublado, com chuvas concentradas no litoral norte. Já Minas Gerais e o Espírito Santo permanecem sob alerta de chuvas intensas e tempestades. No Rio de Janeiro, os volumes previstos são ainda mais expressivos.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando as chuvas volumosas no Norte e Nordeste do Brasil. O sistema transporta umidade do Atlântico Equatorial, deixando o tempo instável e favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda região, com exceção do Matopiba.
Já no Centro-Oeste, as chuvas ocorrem em menor volume, mas em um curto espaço de tempo, deixando o oeste mato-grossense em alerta para temporais que podem causar enxurradas nas lavouras e prejuízos aos produtores rurais. As temperaturas abaixam um pouco na região, com máximas próximas a 30°C em todas as capitais.
+Veja se vai chover na sua cidade
No Sul, instabilidades deixam o tempo fechado em boa parte da região desde a manhã. Nas primeiras horas do dia, há previsão de chuvas fortes na área central do Rio Grande do Sul, enquanto nos demais Estados o céu permanece encoberto.
Ao início da tarde, há expectativa de chuvas intensas e tempestades sobre o norte do Rio Grande do Sul, todo o Estado de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná.