
Nesta segunda-feira (15) foi realizado o lançamento da série para internet Mulheres Lideranças: Vozes Que Inspiram, que documenta a trajetória de 12 mulheres de destaque no estado. A força feminina tem ganhado cada vez mais visibilidade no Ceará, mostrando como a mulher é fundamental em todas as áreas.
O projeto reúne empreendedoras que impactam positivamente a economia local, a saúde, o social, a cultura e o meio ambiente. “Juntas, elas se fortalecem ainda mais e podem ser inspiração para outras”, explicou a produtora executiva Lidu Figueiredo. Segundo ela, reconhecer o poder de liderança e transformá-lo em propósito facilita o caminho das mulheres em suas áreas de atuação: “Quando a gente reconhece esse poder de liderança e transforma isso em um propósito, sabendo onde é que a gente quer chegar, a gente tem um caminho muito mais fácil para trilhar.”
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A empresária de comunicação Gaída Dias, uma das convidadas, compartilhou sua trajetória pessoal e profissional marcada pela fé. “Eu me vejo uma mulher inspiradora, tanto pelo meu trabalho como pela minha vida pessoal, não tem como desassociar”, disse. Gaída também relatou como superou uma grande tragédia pessoal: “Depois da grande tragédia que eu passei na minha vida, que foi a morte da Sofia, muitas pessoas perguntam como é que eu sigo, como é que eu trabalho. Primeiramente, a minha fé. Então, Nossa Senhora não me abandonou por nenhum momento. E por trás dessa mãe existia uma empresária. Nasceu primeiro a empresária, depois nasceu a mãe, hoje uma mãe enlutada.”
O projeto evidencia a diversidade de lideranças femininas no estado. “Nós temos mulheres no agro que são bem representadas dentro do contexto do Ceará. A gente tem mulheres no mercado de luxo que lideram em seus produtos, que comercializam. A gente tem mulheres que lideram em comunidade e nessa comunidade desenvolve um trabalho também com saúde mental. Então, as mulheres, todas elas em suas áreas, elas têm uma relevância”, afirmou Lidu.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em um dos episódios, a psicóloga Natália Tatanka detalha o projeto social que desenvolve no bairro Bom Jardim, focado em saúde mental por meio da alimentação e da ancestralidade. “Muito feliz esse dia de ter esse encontro com tantas mulheres, com lideranças, com essas vozes que inspiram. E essas vozes que vêm de várias comunidades. Eu venho do Bom Jardim, estou lá no movimento de saúde mental também trazendo as vozes das mulheres das periferias, como empreendedora social também, quanto psicóloga”, contou Natália.
O agronegócio também é destaque na série, representado por Rita Granjeiro, presidente da Comissão Mulheres do Agro. Com 30 anos de atuação no cultivo de cocos, Rita destacou as dificuldades enfrentadas no início da carreira. “Você imagina, há 30 anos, eu, mulher, junto num setor predominantemente masculino, que ainda hoje ele é, mas as mulheres a cada dia têm sobressaído. Elas têm feito um trabalho com muita maestria e elas têm estudado muito e têm alcançado um lugar de destaque no agro”, disse. A série reforça a importância de valorizar e dar visibilidade às lideranças femininas em diferentes setores da sociedade.
Leia também | Ceará tem segunda maior proporção de mulheres empreendedoras do País





