
O Brasil passou por uma onda de calor intenso neste Natal e a temperatura tende a continuar elevada nesta sexta-feira (26/12). As condições favorecem a formação de áreas de instabilidade, principalmente na região Sul e na faixa centro-norte, onde podem ocorrer chuvas fortes, e a mudança está prevista para o final de semana, que promete a chegada de uma nova frente fria pelo Sul.
Leia também
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas podem superar a média histórica em partes do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiânia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, onde os termômetros podem alcançar registros 5°C acima do normal para essa época do ano.
Ainda de acordo com o Inmet, os Estados do Sul podem ter umidade proveniente da Amazônia e a formação de áreas de baixa pressão favorecem a ocorrência de chuvas persistentes.
O Climatempo alerta que “apesar de favorecerem a homogeneidade da umidade no solo, essas chuvas (no Sul) podem causar paralisações no campo, danos pontuais a lavouras e retardo no desenvolvimento das culturas, especialmente da soja”.
Além disso, o Inmet chegou a emitir um alerta sobre o perigo potencial de chuvas intensas atingirem partes dos Estados da região Norte – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e Tocantins -, e do Centro-Oeste, passando por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até a meia-noite desta sexta-feira.
Fim de semana
Segundo o Climatempo, há tendência de redução das instabilidades a partir do final de semana, principalmente no centro-Sul, área de entressafra da cana-de-açúcar no momento.
“Modelos indicam que uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil no próximo final de semana, com potencial de se deslocar pelo litoral e voltar a espalhar instabilidades mais intensas sobre o interior do País, especialmente na virada do ano”, acrescentou a empresa de meteorologia.
Esse padrão pode trazer novo alívio hídrico, mas também exige atenção para excessos de chuva em áreas sensíveis.





