
A semana começa com alerta de geada no Sul do país, com risco de perdas na agricultura do oeste catarinense, norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas temperaturas mínimas de até 3 ºC.
Em nota, a Emater do Rio Grande do Sul explica que o deslocamento de uma frente fria no oceano e o ingresso de uma massa de ar seco e frio serão responsáveis pelo tempo frio dos próximos dias no Estado. “O frio se intensificará, com mínimas próximas de 0 °C e formação de geadas na maioria das regiões”, explica o órgão.
Leia também:
Geadas e frio intenso afetam lavouras e pastagens no Paraná
Geada negra: há 50 anos o Brasil perdia mais de 1 bilhão de pés de café em uma noite
Produtor de hortaliças do Paraná perde mais de R$ 100 mil com geada e granizo
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também alertou para a previsão de geada no Estado. “ O céu limpo, entre a madrugada e a manhã, favorece a perda radiativa de calor da superfície para a atmosfera. Com isso, as temperaturas apresentam maior declínio próximo ao solo, criando condições para a formação de geadas. Especialmente nos setores mais ao sul e nos Campos Gerais, os indicativos são mais elevados, com risco de geadas moderadas no extremo sul do Estado”, explica o Instituto.
As temperaturas também caem no restante do país, com mímas de alerta de chuvas intensas na região Norte. De acordo com o Inmet, a previsão é de precipitações de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos e risco de alagamentos em todo o norte do Amazonas e noroeste de Roraima.