Saiba o significado das simpatias sobre comidas tradicionais na ceia de Ano Novo

Com a chegada do Réveillon, muitos brasileiros recorrem a tradições culinárias para atrair amor, prosperidade e sorte no ano que se inicia. Entre as simpatias mais comuns, estão os alimentos como lentilha, peixe, porco e romã. Para Helvis Klesley, auxiliar de almoxarifado, essas tradições fazem parte da história da família: “Todo Réveillon, eu sempre coloco as sementinhas de romã na carteira. Um hábito familiar que virou tradição. O pessoal mais antigo, minha avó, sempre falava sobre isso, de colocar sementinha de romã na carteira. Então a gente leva até hoje essa tradição.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A lentilha, por exemplo, está associada ao dinheiro, enquanto o peixe representa progresso, já que “ele sempre nada para frente”, explica Klesley. O porco também simboliza avanço e fartura. Por outro lado, algumas pessoas evitam frango e caranguejo na ceia, por acreditarem que animais que andam para trás poderiam representar retrocesso.

Do ponto de vista nutricional, Joyce Marinho, nutricionista, reforça que não há restrição para esses alimentos e destaca seus benefícios: “A romã é um fruto que realmente ajuda a combater o envelhecimento precoce, na proteção contra o câncer. E esses alimentos também são fontes de fibra, de saciedade, então ajuda naquele momento da noite, que a gente já está querendo curtir mais um pouco, dar um pouco mais de saciedade, evitar a fome ao longo da noite.”

Segundo a especialista, o segredo para começar o ano bem vai além das simpatias e está no equilíbrio alimentar: “Seja por tradição, por sorte ou simpatia, o que todo mundo quer é começar 2026 pra frente, cheio de prosperidade, de amor e talvez sorte. Mas para isso, você pode consumir todo tipo de alimento, mas claro, sem exageros e mantendo o equilíbrio. Não adianta nada no dia comer um monte de romã ou desses alimentos se durante o ano não se alimenta direito.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No fim das contas, as tradições de Ano Novo funcionam como símbolo de esperança e otimismo, mas a verdadeira prosperidade, amor e saúde vêm do cuidado diário com a alimentação e o bem-estar ao longo de todo o ano. Como lembra Joyce Marinho, “Nada é de uma solução rápida, as pessoas esperam muito isso, mas tendo esse cuidado durante o ano vai agregar muito mais do que somente uma refeição no momento da virada.”

Leia também | Confira os bloqueios e desvios de trânsito nas ruas de Fortaleza para o Réveillon 2026

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<