Russas registra maior temperatura desta quinta-feira (17) no Ceará com 36,3°C

Com 36,3°C registrados às 15h desta quinta-feira (17), o município de Russas, na região Jaguaribana, liderou o ranking das maiores temperaturas do dia no Ceará, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O calor intenso confirma a tendência de tempo mais seco e quente no estado, cenário que deve se manter nos próximos dias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Outras cidades da região também enfrentaram temperaturas elevadas. Limoeiro do Norte marcou 36,0°C, seguido por Jaguaruana, com 35,7°C. Os dados reforçam a condição de predomínio de sol e elevação das temperaturas máximas em áreas do interior, especialmente na Jaguaribana, Sertão Central e parte do Litoral Norte.

De acordo com a Funceme, o calor mais intenso está relacionado ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas no estado nesta época do ano. Com a redução das precipitações, o céu mais limpo favorece a elevação das temperaturas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Previsão: calor persiste e chuvas serão isoladas

A tendência para os próximos dias é de tempo estável em todas as macrorregiões, com possibilidade de chuvas isoladas, especialmente à tarde e durante a madrugada. Esses eventos pontuais devem ser provocados por fatores locais, como relevo, sistema de brisa e a própria umidade do ar — que permanece elevada.

As regiões com maior chance de chuvas incluem a Ibiapaba, Litoral Norte, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e o norte da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Apesar dessas ocorrências, os acumulados de precipitação devem ser baixos.

A previsão é de que as temperaturas sigam em elevação nos próximos dias, podendo ultrapassar os 36°C em algumas localidades. A orientação dos meteorologistas é redobrar os cuidados com a exposição ao sol, manter-se hidratado e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Outras cidades da Jaguaribana, como Ibaretama (35,6°C), Icapuí (35,3°C) e Alto Santo (35,0°C), também figuraram entre os locais mais quentes do estado. A Funceme destaca que esse padrão deve se repetir até que novos sistemas meteorológicos atuem com mais intensidade sobre o território cearense.

Leia também | 79% da população do Ceará vive em ruas sem bueiros, aponta Censo 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<