Áreas dos três Estados da região Sul e de Mato Grosso do Sul têm alerta laranja de “perigo” para tempestades entre hoje (23/8) e amanhã (24/8). O comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até 10h deste domingo.
Leia também
Veja como fica o tempo na sua cidade
Veranico já tem data para acabar e será seguido por frio; veja previsão
Os locais atingidos podem registrar chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Ao longo do domingo, ainda deve chover em áreas da serra gaúcha e da divisa com Santa Catarina, mas a chuva vai perdendo força ao longo do dia, segundo a Climatempo. Em Curitiba, o domingo será com bastante nebulosidade e temperatura amena, com previsão de chuva fraca durante a noite.
Queda nas temperaturas
As áreas de instabilidade que passaram sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram chuva muito volumosa. Em apenas 12 horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou quase 83 mm em Porto Alegre entre 23h do dia 21 e 11h do dia 22.
Muitos municípios do Rio Grande do Sul também tiveram bastante calor e horas de sol, após a passagem das tempestades da madrugada e da manhã da sexta-feira. Ao longo deste sábado, com a entrada do ar frio, a temperatura terá gradual declínio em todas as regiões gaúchas, informa a Climatempo.
“Durante o domingo, a temperatura cai mais sobre o Rio Grande do Sul e o dia será frio para os gaúchos. Há possibilidade de geada no centro-sul e sudoeste gaúcho, com temperaturas abaixo dos 5°C em vários locais”, diz o comunicado da empresa de meteorologia.
A temperatura também cai ao longo do domingo em Santa Catarina e no Paraná, com a presença de muita nebulosidade.