
O calor ganha força e se amplia no Sul do país a partir desta quinta-feira (27/11). Cidades ao norte do Rio Grande do Sul podem ter máximas de até 37°, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de calor é consequência de um sistema vindo da Argentina que deve elevar as temperaturas na região até o final de semana.
Veja previsão para sua cidade
Áreas do litoral, em Santa Catarina e no Paraná, podem registrar algumas garoas ao longo do dia. Já no interior dos Estados a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
No Sudeste, a influência da umidade vinda do mar também mantém chuvas fracas no interior da região. Já as temperaturas não sobem tanto nas capitais, com máxima de 25° em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Centro-Oeste tem chuvas ao longo da tarde no sudeste e norte de Mato Grosso e oeste e norte do Mato Grosso do Sul. O restante da região fica com sol e temperaturas elevadas, com máximas acima de 35 °C, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no sul e leste sul-mato-grossense, além do sudeste goiano.
No Nordeste, a atuação de uma frente fria sobre a Bahia segue gerando chuvas fortes na metade sul e oeste do Estado. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo permanece firme, com atenção para baixa umidade.
As instabilidades continuam atuando de forma generalizada no Norte, com risco de temporais no Amazonas, Acre, oeste de Rondônia, leste do Pará e grande parte do Tocantins, os acumulados podem passar de 10 milímetros.
*Sob orientação de Danton Boatini Júnior





