
Mesmo com a colheita em fase final, o movimento de queda nos preços do milho perdeu a força ao longo da semana passada, com algumas regiões chegando a apresentar leve alta, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Na sexta-feira (22/8), as cotações na região de Campinas (SP) estavam em R$ 64,05 a saca de 60 quilos. Dessa forma, a variação acumulada de agosto já registra uma alta de 0,80%.
Saiba-mais taboola
Pesquisadores do Cepea indicam que a sustentação aos preços veio da posição firme de vendedores e das valorizações nos portos, que, por sua vez, foram influenciadas pela melhora no ritmo dos embarques e pelos avanços do dólar e das cotações externas.
Parte dos vendedores voltou a limitar a oferta no spot, se concentrando nas atividades de campo e no aguardo de melhores oportunidades. Outros, que já estão com o cereal colhido e armazenado, não mostram necessidade de venda imediata.
Compradores domésticos, por sua vez, priorizam o consumo dos estoques e/ou preferem guardar a entrega dos lotes negociações antecipadamente – pesquisadores do Cepea destacam, inclusive, que esse contexto limitou maiores avanços preços internos.