
Entenda como funciona o ciclo de vida da planta, da germinação até a morte Para os amantes do girassol, a ansiedade pela floração da planta exuberante com suas pétalas na cor amarela inicia junto com o plantio da semente no solo ou em um vaso. Mas quanto tempo demora para germinar, crescer e florir?
Leia também
Qual o melhor lugar para manter o girassol?
Quantas vezes tem que regar o girassol?
Como prolongar a vida do girassol?
Conforme Gilberto Monte Verde, produtor que cultiva flores em Domingos Martins, no Espírito Santo, há quase 20 anos, o período depende de três fatores: época do ano, clima na região e a variedade da planta.
“Podemos considerar que, quando está mais quente, o girassol leva de 6 a 7 dias para germinar, mas quando temos temperaturas baixas, pode chegar a 10 dias”.
Quando o girassol floresce?
Após a germinação, é comum a planta praticamente estacionar o crescimento e não passar dos 20 centímetros. A velocidade muda na sequência e acompanha o girassol até a sua floração.
Nesta fase, o período também é influenciado pelas condições climáticas, explica o especialista ouvido pela Globo Rural. Isso porque, é comum a planta florescer entre 54 a 60 dias no verão e de 63 a 65 dias no inverno.
Após a germinação, é comum a planta praticamente estacionar o crescimento e não passar dos 20 centímetros
Canva/Creative Commons
Quanto tempo dura um girassol aberto?
Caso o produtor realize o manejo correto com irrigação e adubação e também mantenha o girassol no sol, ele pode ficar aberto e bonito por até 20 dias quando o plantio acontece no solo em ou vasos.
“A planta dá a primeira flor, aquela grande e bonita, e vai desenvolvendo outras na sequência e de cima para baixo. Quando essa primeira perde a viçosidade, as demais começam a abrir”.
Para as variedades destinadas ao corte, a flor dura, em média, duas semanas se tiver os cuidados necessários, como limpeza do vaso e corte do caule na diagonal para auxiliar na absorção de água.
O que acontece quando o girassol murcha?
O comum é que várias flores se abram abaixo do girassol principal até que ele finalize o seu ciclo de vida. Neste momento, as pétalas murcham totalmente e o caule enverga, significando a morte da planta.
As sementes do girassol, já maduras e secas, podem ser colhidas nesta fase para um novo plantio ou o consumo na alimentação. A orientação é cortar a cabeça da flor e retirá-las do miolo.