Especialista ensina como entender a necessidade de água da planta nativa das américas do Norte e Central De cor amarela intensa e muito simbolismo, o girassol é originário do Continente Americano e considerado de fácil cultivo. No entanto, necessita de cuidados especiais para manter-se saudável e bonito, seja em jardins ou plantado em vasos dentro de casa. E o conhecimento sobre a irrigação é importante neste momento.
Leia mais
Como plantar girassol em espaços menores? Especialista explica
Casal planta mais de mil girassóis para decorar o próprio casamento no ES
Como o girassol segue o sol? Senso de direção da planta ainda é um mistério, diz estudo
Conforme Leosane Bosco, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Curitibanos, a quantidade de regas para o girassol depende de três fatores:
Idade da planta: quanto mais nova, menos água;
Condições climáticas: no verão, quando o solo absorve a umidade mais rapidamente, o intervalo entre as irrigações é curto. Em estações mais chuvosas, pode nem ser preciso molhar;
Tipo de solo: locais mais argilosos armazenam maior quantidade de água, diferente dos arenosos.
“Como exemplo prático, podemos considerar que o girassol plantado no campo tem a necessidade de ser irrigado de uma a duas vezes por dia no verão, enquanto nas demais estações de uma a duas vezes por semana”, explica à Globo Rural.
Como é a irrigação do girassol no solo?
Quando a técnica engloba uma área maior, a água direcionada ao girassol infiltra em várias camadas do solo, o que acaba oportunizando à planta uma reserva hídrica para usufruir depois.
“Em áreas de cultivo diretamente no solo, podemos irrigar por fitas de gotejamento, que é quando a água é direcionada ao solo para mantê-lo úmido, ou por meio da irrigação por aspersão, onde a planta do girassol também fica molhada”, resume a especialista à Globo Rural.
Saiba-mais taboola
Como é a irrigação do girassol no vaso?
Diferente do plantio no solo, a irrigação em um recipiente é delimitada pelo tamanho e também o tipo de substrato utilizado pelo produtor. O recomendado é escolher um material com boa drenagem para reter a água da forma certa e não acumulá-la.
Leosane Bosco completa que a rega pode ser feita de duas formas: individualmente em cada vaso por gotejamento ou por aspersão e nebulização aérea quando os vasos estão reunidos em um mesmo espaço.
Quando irrigar o girassol?
Assim como é orientado no cultivo de outras espécies, o girassol deve ser molhado nos horários mais frescos do dia, ou seja, no amanhecer ou anoitecer. A técnica otimiza o uso da água pela planta e evita a perda por meio da evaporação, condição acelerada diante de temperaturas elevadas em determinadas regiões do Brasil.
Initial plugin text
Como saber se o girassol precisa de água?
Quando o cultivo acontece em vasos, a orientação é colocar o dedo no substrato para sentir a umidade. Se ele sair limpo e sem qualquer sujeira, o solo está seco e precisa de água.
A situação é diferente no plantio em espaços maiores. Neste caso, segundo a professora da UFSC, o ideal é monitorar as condições meteorológicas ao longo do ciclo da planta para determinar o balanço hídrico.
“Em dias quentes e com a presença de vento, por exemplo, entendemos que a demanda por água é maior. Já em dias mais nublados, a necessidade não é a mesma”.
O que molhar: apenas o solo ou todo o girassol?
A resposta depende do clima. Não é indicado deixar as folhas molhadas por muito tempo pelo risco de doenças. Mas, por outro lado, é possível regar toda a planta em dias quentes e de baixa umidade para reduzir a temperatura da planta do girassol.