
Planta necessita de iluminação direta do sol durante o desenvolvimento, orienta especialista Para manter o girassol sempre saudável e bonito, priorizar apenas cuidados com irrigação e adubação não são suficientes. O local em que a planta é cultivada também merece atenção, alerta Gilberto Monte Verde, produtor que cultiva flores em Domingos Martins (ES) há quase 20 anos.
Leia também
Quantas vezes tem que regar o girassol?
Casal planta mais de mil girassóis para decorar o próprio casamento no ES
Como prolongar a vida do girassol?
O especialista explica à Globo Rural que a localização é determinante para a saúde e exuberância da flor conhecida pelo amarelo intenso das pétalas. A prioridade, neste caso, é um ambiente bem iluminado.
“O girassol pode ser cultivado no solo e no vaso, mas uma coisa que precisamos nos atentar é a questão do sol. Ele precisa do sol. Se for plantar na sombra, infelizmente, não vai se desenvolver. Quem planta para manter dentro de casa não tem problema, mas precisa ser em uma área de varanda ou uma área externa que tenha sol”.
Por que o sol é tão importante?
A relação entre o girassol e o astro-rei vai além de uma simples preferência. Isso porque, é comum dizer que a planta “vira” para o sol. A frase conhecida popularmente destaca o heliotropismo, movimento realizado apenas durante a fase de crescimento e significa que o lado que não recebe luz cresce mais que a parte iluminada.
Além disso, o giro garante a realização da fotossíntese e a obtenção da energia necessária para o desenvolvimento e a floração.
Como cuidar do girassol no solo?
O girassol é uma planta rústica que se adapta a diferentes tipos de solo. No entanto, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a preferência é por ambientes férteis, profundos e bem drenados em que a combinação pode aumentar a resistência à estiagem e auxiliar na absorção de nutrientes.
Em relação à rega, a orientação depende da região de cultivo. No verão, por exemplo, a necessidade é molhar a planta, pelo menos, uma vez por dia. Mas, em estações mais frias, como no outono e no inverno, o intervalo aumenta e a rega pode ocorrer em dias intercalados.
Como cuidar do girassol no vaso?
A redução do espaço não impede que a irrigação seja realizada diariamente em regiões com altas temperaturas, diz o especialista. Uma dica para entender a necessidade de água é colocar o dedo no substrato. Se ele sair limpo, a planta deve ser irrigada.
Quanto tempo dura o girassol?
Com os cuidados corretos durante o manejo, a flor cultivada no solo fica aberta de 15 a 20 dias em períodos mais secos. No entanto, se a estação for chuvosa, o tempo de floração diminui para uma semana, conta o produtor.
“A chuva danifica muito as pétalas, que são sensíveis também. Então, o normal é que a flor fique aberta por longos dias, mas isso depende da natureza”.
Quando o cultivo acontece em vasos, é comum que a flor fique bonita e exuberante também por duas semanas. “Neste caso, não tem chuva para atrapalhar e ainda o produtor coloca no sol, condição que reforça e prolonga a floração”, finaliza.