Bonito, chamativo e de fácil cultivo, o girassol é a opção perfeita para deixar canteiros, jardins e quintais floridos em qualquer estação, pois pode ser plantado durante o todo o ano. No entanto, apesar da liberdade de escolha e da praticidade, a recomendação é na primavera ou no verão por causa da temperatura, condição que influencia o ciclo de vida da espécie.
Leia também
Quanto tempo leva para nascer um pé de girassol?
Qual o melhor lugar para manter o girassol?
Como prolongar a vida do girassol?
Em locais quentes, a germinação da semente acontece entre seis a sete dias. Já quando o frio predomina, o processo para a formação das mudas atrasa e pode ultrapassar dez dias, explica Fábio Padilha, agrônomo e especialista em paisagismo e floricultura, à Globo Rural.
Em outro momento, na floração, a etapa mais aguardada após o plantio, o clima também causa interferência. O comum é a planta florescer entre 54 a 60 dias no verão, enquanto supera os 65 dias no inverno.
“A época do ano em que o girassol é cultivado interfere muito nessas etapas do desenvolvimento. Mas também não podemos esquecer das condições nutricionais do solo”, diz.
Qual o horário certo para plantar o girassol?
Não há um momento específico do dia. A única orientação é escolher o substrato correto, manter o solo úmido, colocar o girassol em um local com luz direta do sol e aplicar adubo quando necessário.
O girassol floresce apenas uma vez por ano?
Sim. A planta é considerada “anual” porque nasce, cresce, floresce e entra em estado de senescência, ou seja, de envelhecimento, em menos de 12 meses.
Em locais quentes, a germinação do girassol acontece entre 6 a 7 dias
Canva/Creative Commons
O que acontece quando o girassol murcha?
Nesta etapa do ciclo de vida, a planta começa a preparar as sementes que serão plantadas ou consumidas na alimentação, destaca o especialista. “Toda energia produzida é direcionada para ‘encher’ as sementes. Na sequência, a planta morre”, finaliza Padilha.
Com as sementes maduras e secas no miolo do girassol, o produtor pode cortar a cabeça da flor para retirá-las com facilidade.