Na pecuária, o touro é símbolo de força, poder e imponência. E o principal motivo é o tamanho perante os outros animais. A grandiosidade destacada pelo peso e a altura é conquistada por meio do melhoramento genético e atrai muitos olhares, transformando-o em celebridade.
Leia mais
Conheça os cavalos mais caros do mundo e saiba por que eles valem tanto
Campo de futebol, piscina e 15 suítes: Fazenda de Pelé segue à venda por R$ 35 milhões
Famosos são donos de fazendas luxuosas; conheça e veja fotos
Em termos de porte físico, uma das maiores raças do mundo é a Chianina, de origem italiana. As vacas pesam, em média, de 800 a 900 quilos, enquanto os machos podem ultrapassar 1,7 mil quilos e 2 metros de altura, conforme a Associação Nacional de Criadores de Bovinos de Carne da Itália (Anabic).
O potencial de crescimento da raça, criada há mais de 20 séculos nas regiões da Úmbria, Toscana e Lácio, supera os dois quilos por dia. Outro destaque é a Belgian Blue, raça da Bélgica conhecida por desenvolver os animais mais musculosos. No caso dos touros, a altura varia de 1,45 a 1,50 metro e o peso pode passar facilmente de 1 tonelada.
Além da Chianina e da Belgian Blue, outras também se sobressaem pelo porte. Confira abaixo alguns exemplos no mundo:
Beef
Beef
Divulgação/Guinness World Records
De acordo com o Guinness World Records, o recorde de maior bovino vivo do mundo é de Beef, um gigante de sete anos criado em Alberta, no Canadá. Ele tem 1,95 metro e 1.133 quilos. Entre os alimentos que consome para manter o tamanho estão alfafa premium, capim e feno.
O animal da raça Holstein é dócil com quem se aproxima, conta a tutora ao site do Guinness. “Quanto mais perto você chega dele, maior ele parece. Minha parte favorita é ver a cara das pessoas quando observam ele se desdobrar e levantar”.
Tommy
Tommy
Divulgação/Guinness World Records
Quem também já esteve no Guinness é Tommy, da raça Brown Swiss, originária da Suíça. Em 2023, quando o recorde foi documentado, ele tinha 1,87 metros de altura e 1.360 quilos. Laurie Cuevas, tutora em Massachusetts, nos Estados Unidos, comprou o animal em uma fazenda de laticínios e fornece uma dieta com maçãs, grãos, feno e água.
Romeo
Romeo
Divulgação/Guinness World Records
Antes de Beef, quem detinha o título de maior touro do mundo era Romeo, animal da raça Holstein, com 1,94 metro de altura. Segundo o Guinness, ele é criado por um casal em um santuário de Oregon, nos Estados Unidos.
Entre os alimentos que mais consome diariamente para manter o tamanho estão: feno (45 quilos) e grãos (7 quilos), além de maçãs e bananas. Outro detalhe é a quantidade de água: uma banheira por dia.
Saiba-mais taboola
Hudson
Hudson
Fernando Dias/Seapi
O Brasil também possui bovinos imponentes e muito pesados. Na Expointer 2024, em Esteio (RS), Hudson da Boa Esperança foi eleito o mais pesado da feira pela segunda vez ao impressionar o público com 1.450 quilos. No ano anterior, quando faturou o primeiro título, tinha 1.410 quilos.
O touro do Rio Grande do Sul pertence à raça Limousin, da França, e é descendente de campeões: filho de Duvalier e da vaca 3M Xuza.
Hércules
Hércules
Patrick Stüpp/Portal Engeplus
Em Santa Catarina, o destaque é PVT 115 MR Falcão, conhecido como Hércules, touro de sete anos da raça Brahman. Ele foi reconhecido em 2024, quando tinha 1.362 quilos, como o mais pesado da raça, originária dos Estados Unidos, no Brasil. Atualmente, o peso subiu para 1.455 quilos.
“Este touro é assim em virtude da genética. É o touro mais pesado do Brasil desta raça e o maior entre todas em Santa Catarina”, diz Adilor Pedro Viana, proprietário do animal e da Cabanha Talismã, em Içara (SC).