
Contudo, estado geral das lavouras ainda é abaixo da média, diz consultoria SovEcon A consultoria russa SovEcon revisou para cima sua projeção de produção de trigo na Rússia, elevando a estimativa para 79,7 milhões de toneladas na safra atual. O novo número representa um aumento de 1,1 milhão de toneladas em relação à previsão anterior. A Rússia é um dos maiores exportadores de trigo.
Initial plugin text
De acordo com a consultoria, o ajuste é resultado de uma sobrevivência melhor do que o esperado das lavouras durante o inverno.
A produção de trigo de inverno foi estimada em 52,2 milhões de toneladas, frente às 50,7 milhões da projeção anterior. Em contrapartida, a estimativa para o trigo de primavera foi reduzida de 27,9 milhões para 27,5 milhões de toneladas.
Segundo o serviço meteorológico institucional russo Roshydromet, as lavouras passaram bem pelo inverno. Em março, apenas 5% das plantações estavam em condição considerada ruim, uma melhora significativa em relação aos 37,1% registrados em novembro do ano passado.
Historicamente, é comum que as condições das lavouras melhorem ao longo do inverno, conforme dados da própria Roshydromet. Os avanços costumam ser mais expressivos em safras que começam com condições de campo anormalmente desfavoráveis, como ocorreu em 2015 e 2021.
Apesar das condições climáticas favoráveis observadas em março, a consultoria SovEcon aponta que o estado geral das plantações ainda está abaixo da média. A expectativa de clima seco nas próximas semanas, somada ao déficit de umidade no solo em diversas regiões, limita as chances de novos avanços significativos na safra.