Volume colhido é estimado em 238,6 mil toneladas, afirma a Emater-MG A produção de tangerina ponkan em Minas Gerais deve chegar a 238,6 mil toneladas neste ano, 3,1% acima do volume colhido em 2024, de acordo com levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Initial plugin text
Minas Gerais é o segundo maior produtor da fruta no país, atrás de São Paulo.
O plantio da variedade ponkan ocupa 12,4 mil hectares de área plantada no Estado e é produzida por 6.175 produtores, quase todos agricultores familiares. Deny Sanábio, coordenador de fruticultura da Emater-MG, observou que a fruta é de fácil manejo e produtividade alta por hectare, por isso agricultores familiares investem na cultura.
A produção é mais concentrada em Belo Vale, na região central do Estado, Campanha, no sul de Minas Gerais, e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em Belo Vale, onde a produção de tangerina ocupa 2,1 mil hectares, a previsão é de uma colheita de 34,6 mil toneladas.
Flávio Amaral dos Santos é um dos produtores do município, com um pomar de 50 hectares. Ele disse que a colheita deste ano está um pouco atrasada por causa do menor índice de chuvas em fevereiro e março. Mesmo assim, a expectativa é de uma boa safra. “Para esse ano temos uma perspectiva de uma boa safra, com um ótimo valor agregado da fruta”, disse.