
Como fica o tempo em agosto
O mês de agosto começa com dois destaques em relação à previsão do tempo: temperatura acima da média e chuva próxima à média na maior parte do país, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Áreas do Norte, Nordeste e Sul terão maiores volumes de precipitação, enquanto o contrário será registrado, principalmente, em Roraima e no Pará.
Leia mais
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Quando acaba o inverno e começa a primavera em 2025?
A condição, diferentemente da observada em 2024, é favorável para driblar um problema que afeta o Brasil nos últimos anos: as queimadas. O mês, sempre crítico na Amazônia e no Cerrado, pode ter um alívio em 2025.
“Esse ano não deve ser assim porque choveu relativamente bem nas porções mais sensíveis a esse cenário e também entrou o frio. É diferente do ano passado, quando choveu muito pouco e foi muito quente, explica Alexandre Nascimento, sócio-diretor da Nottus Meteorologia.
Agosto será frio ou calor?
De modo geral, as temperaturas ficarão acima da média para o mês em grande parte do país. No entanto, o deslocamento de massas de ar frio, normais durante o inverno no Hemisfério Sul, são esperadas. A região mais afetada será o Sul, onde episódios de geada, principalmente em cidades da Serra, são esperados.
“Vamos notar em agosto ainda aquele frio que muitas pessoas reclamam. Será intenso no Sul, claro, mas também, eventualmente, no Sudeste, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul da Amazônia”.
Saiba-mais taboola
Como será o clima em cada região?
SUL
Chuva: a previsão indica acumulados próximos da média histórica, com menos volume no norte do Paraná e até 50 milímetros acima da média no noroeste do Rio Grande do Sul.
Temperatura: mesmo com o inverno em ação, os termômetros podem ficar até 1°C acima da média em grande parte da região, diz o Inmet.
SUDESTE
Chuva: entre os quatro Estados, Minas Gerais e Espírito Santo podem apresentar volumes maiores durante o mês.
Temperatura: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo devem ter números acima da média, com variação entre 20°C e 26°C. Apenas no nordeste da região a temperatura pode ser menor.
CENTRO-OESTE
Chuva: assim como no Sudeste, algumas áreas podem registrar ausência de chuva, enquanto em outras, os volumes serão maiores, como no centro-sul de Mato Grosso do Sul.
Temperatura: a expectativa é de calor acima da média, com destaque para cidades localizadas no noroeste de Mato Grosso e também no centro-oeste de Mato Grosso do Sul.
NORTE
Chuva: áreas no Amazonas e Roraima podem registrar até 50 milímetros acima da média.
Temperatura: conforme o Inmet, o Pará deve ter as temperaturas mais elevadas da região, com até 2°C acima da média.
NORDESTE
Chuva: os volumes serão mais altos na faixa litorânea, entre Bahia e Pernambuco, e também no agreste.
Temperatura: todos os nove Estados terão temperaturas acima da média climatológica.
A influência na agricultura
A atividade rural está ligada ao clima e pode ter benefícios ou prejuízos dependendo das condições de chuva e temperatura.
No Nordeste, por exemplo, onde são esperados volumes maiores no litoral da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, o cenário favorece as lavouras de feijão e milho, adianta o Inmet. Enquanto isso, áreas agrícolas na região Norte podem registrar escassez hídrica.
No Sudeste e Centro-Oeste, a chuva presente será importante para quatro culturas: milho, algodão, café e cana-de-açúcar. O contrário acontece no Sul, onde volumes acima da média podem interferir no plantio de trigo, aveia, canola, centeio e cevada.