As chuvas devem diminuir, e o tempo ficar mais firme no Rio Grande do Sul, nos próximos dias. A Climatempo informa que a previsão é de uma massa de ar mais frio e seco nas áreas onde houve temporais e alagamentos entre sexta e sábado. A instabilidade deve ficar mais concentrada na serra e nas áreas nordeste e norte, próximas da divisa com Santa Catarina.
Saiba a previsão do tempo para a sua cidade. Acesse aqui

“De forma geral, a semana será de pouca chuva pelo Rio Grande do Sul, e de temperaturas mais baixas. As regiões atingidas por enchentes não terão chuva, por ora. Os dias deve ter presença de sol, nebulosidade variável e temperaturas bem amenas”, explica Stefanie Tozzo, da Climatempo.
Os temporais provocaram alagamentos e danos em várias cidades gaúchas. São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública, depois que o arroio que corta a cidade transbordou. A Defesa Civil registrou quase 200 milímetros de chuva em 48 horas. Em Camaquã, município que está entre os principais produtores de arroz do Estado, a estrada que liga o município com a BR-116 ficou interditada.
Técnicos da Defesa Civil em área atingida por alagamentos no Estado.
Defesa Civil RS
Em boletim, a MetSul Meteorologia acrescenta que os dias sem chuva e até mesmo com a presença de sol devem perdurar pelo menos até a metade da semana. O risco para o sul do Estado é o de ocorrência de geada em alguns pontos do estado.
“Mínimas abaixo de 5ºC devem ocorrer em vários municípios entre a Campanha e o Sul. Na terça, embora ainda frio, as mínimas devem ser mais altas”, diz a MetSul.
Outras regiões do Brasil
Nas demais regiões do Brasil, a previsão aponta para a condição de chuva em áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Stefanie Tozzo, da Climatempo, explica que um cavado meteorológico causa elevados níveis de umidade durante a semana, com nebulosidade e pancadas de chuva.
No interior do Brasil, o fim do veranico não deve significar um alívio nas temperaturas. A previsão é de tempo quente entre Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além do interior de São Paulo. A umidade relativa do ar deve ficar próxima dos níveis de alerta ao longo de toda a semana.
“Há previsão de pancadas de chuva entre Amazonas e Roraima e chuva moderada com tempo mais abafado entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte”, afirma a especialista.