
A previsão do tempo destaca o aumento das chuvas em grande parte do Brasil para esta terça-feira (17/02). De acordo com análises da Climatempo, o destaque fica para as regiões Sul e Sudeste, onde há risco de temporais.
“A atuação de áreas de baixa pressão, influência marítima e a presença da ZCIT [ Zona de Convergência Intertropical] mantêm o tempo instável em diversos Estados, enquanto o calor predomina e favorece pancadas de chuva típicas de verão”, destacou a Climatempo, em boletim.
Para o Sul do Brasil, as previsões da empresa mostram a presença de pancadas de chuva no período da manhã em áreas da Campanha Gaúcha. Essa condição será favorecida pela combinação de calor, umidade e circulação associada à baixa pressão próxima ao oeste do Estado.
Leia também
Fevereiro começa com ciclone e risco de onda de calor ao longo do mês
Chuvas intensas impactam soja, milho e outras culturas
A partir do início da tarde desta terça, as instabilidades aumentam e a chuva ocorre de moderada a forte intensidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em grande parte do Paraná.
“A reorganização da circulação atmosférica e a baixa pressão próxima à costa do Sul, que se desloca pelo oceano, reforçam as pancadas no litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de temporais, além do sul catarinense. Há também risco de temporais na Serra, nordeste e interior gaúcho”, disse a Climatempo.
As pancadas e temporais também são esperadas para o Sudeste. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas aumentam ao sul de São Paulo e, ao longo do dia, se espalham por grande parte do Estado.
Na capital paulista, o sol aparece entre poucas nuvens pela manhã e, ao longo do dia, as pancadas de chuva aumentam e podem ocorrer de maneira moderada a forte intensidade, com máxima podendo subir até os 33°C. Para a tarde desta segunda, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta severo de chuva forte para a capital.
Centro-Oeste
Para a região Centro-Oeste, a Climatempo chama a atenção para pancadas fortes à tarde e calor predominante. As pancadas devem acontecer durante a madrugada no noroeste, nordeste e leste de Mato Grosso. Nas demais áreas, a manhã começa com tempo firme. A partir do início da tarde, as instabilidades aumentam na faixa norte, oeste, leste e interior mato-grossense, com chuva de moderada a forte intensidade devido ao calor e à umidade.
Ao longo da tarde, as pancadas se intensificam no interior, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, de maneira mais forte, além do noroeste de Goiás. No oeste e sul goiano, sul de Mato Grosso e pontos do noroeste sul-mato-grossense, há possibilidade de chuva mais fraca. Nas demais áreas, o dia tem mais aberturas de sol. O calor predomina e as temperaturas sobem ao longo do dia.
Nordeste
Para o Nordeste brasileiro, a atuação de uma Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável desde o começo do dia na faixa litorânea norte, em áreas mais ao norte do Maranhão e de forma fraca no litoral leste. Chove fraco no Ceará e de maneira mais forte no sul do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia. Ao longo do dia, as pancadas aumentam no Ceará, metade oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, leste e extremo norte de Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe, grande parte do Piauí e faixa litorânea da Bahia.
Nessas áreas, a chuva pode ser mais forte, com risco de temporais no Maranhão, norte do Piauí e do Ceará. No interior e noroeste da Bahia, a chuva varia de fraca a moderada. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com mais sol e calor predominante.
Região Norte
Por fim, para a região Norte, a previsão é de chuva forte e temporais com sensação de abafamento devido às altas temperaturas. De acordo com a Climatempo, a umidade favorece instabilidades desde cedo em grande parte do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Roraima, com chuva de moderada a forte intensidade. No Amapá, a ZCIT mantém o tempo instável.
Ao longo do dia, as pancadas aumentam no Amazonas, Pará, sul de Roraima, norte de Rondônia e do Tocantins, oeste do Acre e no Amapá, com chuva forte e risco de temporais. A nebulosidade varia e a sensação de abafamento continua.
16/02/2026 17:42:56





