
Os preços de produtos agropecuários pagos aos produtores rurais caíram 0,71% em novembro na comparação com outubro, segundo o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
O recuo esteve atrelado sobretudo à forte retração de 21,62% no segmento de hortifrutícolas; para grãos e pecuária, as variações foram positivas em 1,62% e 0,2%, respectivamente. Já o grupo de cana e café caiu 1,88%
Saiba-mais taboola
Em comparação, os preços industriais, calculados pelo IPA-OG-DI, caíram 0,18% no mesmo período, indicando que, em novembro, os produtos agropecuários apresentaram desempenho ligeiramente inferior aos itens industriais. No âmbito internacional, os preços dos alimentos em dólares, segundo indicador do Fundo Monetário Internacional (FMI) recuaram 1,2%, movimento acompanhado pela desvalorização de 0,83% da taxa de câmbio, o que resultou em queda de 2,02% nos preços internacionais de alimentos medidos em reais.
No ano, levantamentos do Cepea indicam que o IPPA acumula alta de 10,2%, com destaque para os expressivos avanços de pecuária (17,31%) e do grupo cana e café (20,71%). Grãos também apresentam variação positiva, de 2,7%, enquanto hortifrutícolas registram queda, de 14,41%.
Em termos comparativos, o IPA-OG-DI acumula elevação de 3,11%, e os preços internacionais de alimentos em reais avançam 3,57%, apesar da baixa de 1,66% quando medidos em dólares.






