Os preços do milho seguem firmes no mercado doméstico, retomando os patamares verificados em junho deste ano, indica levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na sexta-feira (7/11), o indicador do Cepea, baseado na região de Campinas (SP), registrou a cotação de R$ 67,08 para a saca de 60 quilos, uma alta de 1,41% desde o início de novembro.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Segundo o Cepea, os produtores continuam focados na semeadura da safra verão – em algumas regiões, fortes chuvas deixam agentes em alerta. Quanto às negociações, vendedores priorizam o cumprimento dos contratos já firmados e aguardam novas valorizações para voltar ao mercado de balcão.
Saiba-mais taboola
Por outro lado, pesquisadores explicam que o movimento de alta de preços acaba sendo limitado pela menor demanda. Compradores relatam ter estoques suficientes para o curto prazo e, com isso, adquirem novos lotes de forma pontual. Esses agentes estão de olho na produção recorde desta temporada e na possibilidade de que vendedores precisem liberar armazéns e/ou fazer caixa.
Quanto às exportações brasileiras de milho, dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que foram embarcadas 6,5 milhões de toneladas em outubro, volume 14% abaixo do de setembro e apenas 1,5% acima do verificado em outubro de 2024. No acumulado de 2025, os envios totalizam 29,82 milhões de toneladas, 3,2% a menos do que no mesmo período do ano passado.