Os preços da carne de frango vêm subindo neste início de agosto, refletindo o aquecimento da demanda, apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Além do tradicional aumento no poder de compra (devido ao recebimento dos salários), o fim das férias escolares e o Dia dos Pais têm elevado a procura pela carne e, consequentemente, os valores da proteína avícola.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Nesta quinta-feira (7/8), no atacado da Grande São Paulo, o Cepea registrou, para o frango congelado, a cotação de R$ 7,32 o quilo, alta de 1,39% no acumulado de agosto. Para o frango resfriado, o preço médio estava em R$ 7,43 o quilo, aumento de 2,91% desde o início do mês.
Saiba-mais taboola
Quanto às exportações, após dois meses seguidos em queda, o volume embarcado pelo Brasil voltou a crescer em julho. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que foram enviadas 399,6 mil toneladas de carne de frango (considerando-se produtos in natura e industrializados) no mês passado, 16,3% a mais que em junho, porém, 13,8% a menos que em julho de 2024. Pesquisadores do Cepea ressaltam que este é o melhor resultado desde a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro (RS), em maio.