Depois de registrar maior movimento em setembro, o mercado de feijão atravessou o mês de outubro em ritmo lento, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Como consequência, os preços do grão estiveram enfraquecidos.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
No leste de Goiás, por exemplo, dados o do Cepea mostram que a cotação da saca de 60 quilos do feijão-carioca de melhor qualidade caiu quase 12% no mês, fechando a sexta-feira (31/10) a R$ 215,85. Em Sorriso (MT), o recuo foi de 10,3% no mesmo período, para R$ 19,5,56. Já a saca de feijão-preto sofreu queda mensal de 10% no sul do Paraná, cotada a 132,90 na sexta-feira.
Saiba-mais taboola
Segundo agentes consultados pelo Cepea, vendedores que ainda detinham lotes com melhores qualidades optaram por se manter firmes nos valores ofertados. No entanto, a indústria realizou apenas aquisições pontuais, trabalhando, a princípio, com o repasse do estoque para o atacado e o varejo.
No campo, a semeadura da primeira safra segue gradual, com 23,9% da área estimada concluída até o dia 25, segundo apontam dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O ritmo está um pouco abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando 30,6% da área estimada havia sido semeada.