
O mercado pecuário encerrou a semana com estabilidade na maioria das regiões do Brasil. Das 33 praças monitoradas pela Scot Consultoria, em 19 não houve alterações no preço do boi gordo nesta sexta-feira (12/9).
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Outras 12 regiões registraram quedas nas cotações, enquanto apenas duas tiveram altas: Pelotas (RS) e Espírito Santo. Nas praças de Araçatuba (SP) e Barretos (SP), referências para o mercado, o boi gordo seguiu cotado a R$ 312 a arroba para o pagamento a prazo.
Saiba-mais taboola
Ao longo da segunda semana de setembro, as cotações do boi gordo, da novilha e do “boi China” registraram quedas, fundamentadas por uma oferta confortável, que atendeu à demanda com tranquilidade, permitindo que parte dos compradores alongasse suas escalas.
Segundo a Scot, esse cenário desacelerou as negociações e, nesta sexta-feira, parte da indústria frigorífica optou por se manter fora das compras, aguardando um melhor posicionamento do mercado em relação aos preços e ao desenrolar das vendas de carne. Entre os compradores que continuaram ativos, as negociações ocorreram com cautela: alguns reduziram suas ofertas, contudo, a ponta vendedora se manteve firme.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destaca que os frigoríficos continuam “forçando” redução de preços ao mesmo tempo em que muitos pecuaristas se mantêm firmes. As escalas de abate se alongaram em várias regiões.
“De modo geral, o mercado continua estável. A maioria dos negócios vai seguindo no mesmo patamar, mas nesta semana vimos algumas quedas”, afirma o Cepea em nota.