Atividades de algumas usinas ficaram paralisadas na última semana As chuvas ocorridas em algumas regiões produtoras de cana-de-açúcar em São Paulo limitaram a colheita da nova safra, paralisando as atividades de algumas usinas, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
Esse fator afetou as cotações dos derivados da cana na última semana, especialmente o açúcar, que manteve preços firmes, enquanto o etanol apresentou leve baixa.
Saiba-mais taboola
De 22 a 25 de abril, a média do indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal branco foi de R$ 144,24 a saca de 50 quilos, alta de 0,9% em relação à do período anterior. Segundo o Cepea o suporte continua vindo sobretudo da restrição de oferta neste primeiro mês oficial da safra 2025/26.
Em relação ao etanol hidratado, o indicador Cepea/Esalq fechou a última semana em R$ 2,7080 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), pequena queda de 0,22% em relação ao período anterior.
Segundo o Cepea, a proximidade do feriado do Dia do Trabalho pouco aqueceu os negócios envolvendo etanol hidratado no Estado de São Paulo na semana passada.
Pesquisadores do Cepea explicam que a postura retraída de compradores está atrelada às possibilidades de intensificação da entrada de produto da safra 2025/26 no curto prazo e de reajuste negativo no preço da gasolina. Além disso, a mudança do valor do PIS/Cofins a partir do dia 1º de maio reforça a cautela de distribuidoras.