
O Porto de Santos apresentou aumento nos embarques de cargas do agronegócio em agosto, mesmo com a entrada em vigor das tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Initial plugin text
Segundo levantamento da Gerência de Inteligência e Estatística da Autoridade Portuária de Santos (APS), houve uma queda de 5,79% no valor das exportações do Porto de Santos para os Estados Unidos no mês, em comparação com agosto de 2024. Mas o valor total das exportações cresceu 8,55%. Considerando apenas os embarques para a China, o aumento foi de 63,25%.
Houve em agosto avanço de 27% nas exportações do complexo soja, para 2,5 milhões de toneladas. Em sucos cítricos, o aumento foi de 20,8%, para 209,9 mil toneladas.
Em carnes, houve um aumento de 2,1% no volume embarcado, para 223 mil toneladas. Os embarques de carne bovina recuaram 2,1%, para 149,2 mil toneladas. Já em aves, houve aumento de 8,2%, para 65,9 mil toneladas. Outras proteínas tiveram aumento de 57,5%, para 7,9 mil toneladas.
Do lado negativo, os embarques de açúcar tiveram queda de 7,6% em agosto, para 2,7 milhões de toneladas. Mas os embarques de álcool tiveram incremento de 0,2%, para 103,8 mil toneladas.
As exportações de café por Santos recuaram 13,4%, para 169,8 mil toneladas. Já os embarques de milho tiveram redução de 13,2%, para 2,4 milhões de toneladas.
Ao todo, o porto movimentou 16,5 milhões de toneladas de cargas, considerando embarques e desembarques, um crescimento de 3,5% em agosto.
“Os dados demonstram que o mês de agosto foi de superação do cenário internacional adverso e apontam para uma consolidação de um ano histórico para o setor. Fruto do trabalho conjunto dos portuários, empresas e terminais, e dos esforços diplomáticos do governo federal e do setor produtivo”, afirmou em nota Anderson Pomini, presidente da APS.






