Assim como aconteceu nos últimos dias, a terceira semana de novembro começou com um novo alerta de temporais pelo Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atenção está voltada para três regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Estados atingidos por uma frente fria a partir desta segunda-feira (17/11).
Leia mais:
Verão 2026: quando começa e como deve ser a estação no Brasil?
La Niña confirmado. O que isso significa para o Brasil?
O alerta emitido pelo Inmet é válido até a manhã de terça-feira (18/11), às 10h, e tem o grau de severidade como “perigo”. Além disso, os volumes de chuva podem chegar a 100 milímetros e causar quedas de granizo e árvores, alagamentos e estragos em plantações.
O fenômeno conhecido por provocar chuvas e também o declínio das temperaturas chegou ao Rio Grande do Sul no fim de semana associado à formação de um ciclone extratropical no Rio da Prata, entre a fronteira da Argentina com o Uruguai.
Veja os alertas ativos
Inmet
Depois de passar por Santa Catarina e Paraná provocando instabilidades, a frente fria se instala no Sudeste e fica parada entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A previsão indica o deslocamento ao Espírito Santo e Minas Gerais na quarta (19/11), afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
“As condições para a chuva aumentam nessas regiões, mas as pancadas ainda vão acontecer na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro e das outras regiões mineiras, incluindo as capitais Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A chance de pancadas de chuva no estado de São Paulo diminui bastante durante a quarta, e o sol volta a predominar na Grande São Paulo”.
As chuvas também atingem o Matobipa e algumas regiões do Norte, como o Vale do Acre, o Leste Rondoniense, o Sudoeste e o Sudeste Paraense, além de grande parte do Amazonas, Madeira-Guaporé e Vale do Juruá. Há dois alertas amarelos nestas áreas, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
Por que está chovendo tanto?
A condição, apesar de preocupante, é normal durante o período chuvoso no Brasil, incluindo episódios severos a partir do mês de outubro, explica Celso Luis de Oliveira Filho, meteorologista da Tempo OK, à Globo Rural.
“É difícil falar em término das tempestades até o fim dessa fase. Neste contexto, o que podemos afirmar é que as tempestades mudarão de posição nos próximos dias. Do Sul, elas começarão a acontecer entre as regiões Norte e Nordeste, além dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso, onde o risco é de formação de enxurradas nos centros urbanos”.
Por outro lado, enquanto os volumes elevados de chuva predominam nas quatro regiões, o Paraná, no Sul, atingindo severamente por tempestades no início do mês, terá uma trégua a partir do fim da semana, completa o especialista.
Saiba-mais taboola
E quando começa a esquentar?
Principal característica do verão, estação que se inicia no Hemisfério Sul em 34 dias, o calor deve continuar ausente na maioria dos Estados do Centro-Sul do país nas próximas semanas. O principal motivo é a presença do fenômeno La Niña, caracterizado por uma anomalia negativa na temperatura das águas superficiais do Pacífico Equatorial.
“A frequência de frentes frias aumenta e não há tempo para que as temperaturas permaneçam elevadas por muitos dias seguidos. Na melhor das hipóteses, há previsão de calor mais intenso apenas em janeiro, quando o La Niña começará a dissipar”, finaliza.
Por enquanto, as maiores temperaturas serão registradas nas regiões Norte e Nordeste e em parte do Centro-Oeste (veja abaixo).
Terça-feira (18/11)
Aracaju: 24ºC a 32ºC
Belém: 24ºC a 34ºC
Goiânia: 22ºC a 33ºC
São Paulo: 17ºC a 26ºC
Florianópolis: 15ºC e 20ºC
Quarta-feira (19/11)
Aracaju: 23ºC a 33ºC
Belém: 23ºC a 34ºC
Goiânia: 16ºC a 32ºC
São Paulo: 14ºC a 25ºC
Florianópolis: 17ºC e 25º
Quinta-feira (20/11)
Aracaju: 24ºC a 33ºC
Belém: 24ºC a 34ºC
Goiânia: 18ºC a 35ºC
São Paulo: 12ºC a 26ºC
Florianópolis: 20ºC e 25ºC
Sexta-feira (21/11)
Aracaju: 21ºC a 31ºC
Belém: 24ºC a 35ºC
Goiânia: 20ºC a 32ºC
São Paulo: 12ºC a 29ºC
Florianópolis: 21ºC e 26ºC
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)