A policial militar Mayara Kelly Mota foi punida com dois dias de prisão administrativa após publicar vídeos em suas redes sociais lavando uma viatura e ensinando a fazer um torniquete. A decisão foi confirmada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), que negou o recurso apresentado pela agente.
Segundo a corporação, Mayara violou o Código Disciplinar Militar ao se promover utilizando a farda em publicações de caráter pessoal. A sanção, inicialmente definida em abril, determinava dois dias de permanência obrigatória no quartel.
Em nota, a PMCE afirmou que a sindicância seguiu os trâmites legais previstos, com direito à ampla defesa e contraditório. A instituição reforçou que a punição foi mantida após análise dos recursos apresentados.
“A PMCE informa que, após análise de recursos apresentados pela defesa da policial, manteve a sanção disciplinar aplicada anteriormente”, diz a nota.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nas redes sociais, Mayara, que acumula mais de 46 mil seguidores no Instagram, lamentou a penalidade. “É uma sanção grave a qual eu nunca pensei em ter na minha ficha, pois para mim nunca cometeria algo que pudesse manchar meu assentamento disciplinar durante minha caminhada aqui”, declarou.
A policial disse que gravou os vídeos por orgulho da profissão, mas reconheceu o impacto da decisão. “Irei cumprir minha punição de cabeça erguida, mas a partir desse momento eu nunca mais postarei nada sobre minha profissão. Vou deixar para quem pode e quem ainda se orgulha da farda que usa”, escreveu.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mayara também afirmou que pretende retomar os estudos em busca de outra área de atuação. “Quero encontrar um trabalho em que eu me sinta valorizada e onde eu possa compartilhar com orgulho aonde consegui chegar com esforço e dedicação”, completou.
Os vídeos que motivaram a punição foram publicados em 2023. Em um deles, de abril, Mayara aparece lavando uma viatura no quartel e comenta sobre o papel das mulheres na corporação. Em outro, divulgado em julho, ensina a utilizar um torniquete enquanto estava fardada.
O que diz o Código Disciplinar
De acordo com a decisão da PMCE, a policial infringiu artigos que determinam que militares devem:
- zelar pelo bom nome da instituição;
- observar normas de discrição e boa conduta;
- não provocar publicidade para promoção pessoal;
- não divulgar fatos ou documentos de natureza militar que possam prejudicar a imagem da corporação.
Leia também | Criminoso é flagrado invadindo casa e amarrando lençol em bicicleta para furtá-la, em Fortaleza