A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou 19 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, em um imóvel no município de Jardim, no interior do estado. Os animais resgatados incluíam canários da terra, sabiás, galos da campina e um azulão.
A ação se deu nesta quinta-feira (21), quando uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) fazia o patrulhamento na localidade de Serra Boa Vista, na zona rural da cidade. Os agentes avistaram os pássaros em uma gaiola no quintal de uma casa e, com a autorização da proprietária do imóvel, entraram e constataram que o responsável pelas aves não tinha autorização para criá-las.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Polícia resgata 19 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Jardim, no interior do Ceará
Os animais foram levados para a organização não-governamental (ONG) BiodiverSe. Lá, deverão passar por cuidados veterinários, durante um período de triagem, antes de serem devolvidos à natureza.
Além disso, o indivíduo responsável pelos animais foi conduzido para a delegacia de Jardim, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).
A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente – ou em desacordo com a autorização obtida – é de seis meses a um ano de prisão, além de multa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia“, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (88) 3555.1959 , número da Delegacia de Jardim. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Bovinos, ovinos e caprinos morrem no Ceará após aplicação de lote suspenso de vacina