
O plantio de arroz da safra 2025/26 chegou a 18,19% da área estimada para a temporada no Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Em números absolutos, significa que foram 167,32 mil hectares semeados, de um total de 920 mil hectares.
Leia também:
Exportações de arroz do Brasil em 2025/26 poderão crescer 31,25%, projeta Conab
Preço do arroz segue em queda no Rio Grande do Sul
Os trabalhos estão mais adiantados na Zona Sul, onde 64,74% da área foi semeada, devido ao menor volume de chuvas.
Segundo o Irga, com apenas, 3,68% de semeadura, a região da Fronteira Oeste é a que mais preocupa. “A expectativa é que ainda até o final do mês, os índices aumentem conforme melhores condições climáticas, caso contrário, irá representar um impacto significativo para o setor orizícola”, disse a entidade, em nota.
Na região da Campanha, a semeadura chegou a 4,59% do total; na Região Central, 6,49%; na Planície Costeira Interna, 20,42%; e, na Planície Costeira Externa, a semeadura chegou a 13,93% da intenção de área.
O gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Luiz Fernando Siqueira, explica que o mês de outubro é o recomendado para a semeadura do arroz e que a interrupção de chuvas pode ajudar os trabalhos.
“Esperamos que nos próximos dias se abra uma boa janela e que as regiões consigam semear em maior quantidade de área, principalmente, regiões com grandes percentuais de área semeada no Estado”, disse.